A Volkswagen Caminhões e Ônibus vai fechar o ano com cinco mil trabalhadores atuando em sua fábrica, juntamente com seus parceiros no Consórcio Modular. Desse total, mil profissionais foram contratados desde o início da pandemia, o que representa um crescimento de mais de 25% em seus quadros.
A fábrica da VW Caminhões e Ônibus volta a operar com um segundo turno completo de produção para fazer frente à demanda dos clientes em 2022. O objetivo é também garantir a sustentabilidade do ganho de participação de mercado que a empresa tem registrado nos últimos meses, chegando a responder a cerca de 30% dos emplacamentos de caminhões novos e aproximadamente 27% em ônibus no Brasil.
“Demos início à nossa operação em Resende há 25 anos com apenas cem colaboradores. Hoje superamos os cinco mil profissionais, que vão muito além da produção dos caminhões e ônibus Volkswagen em circulação em mais de 30 países ao redor do mundo. Construímos aqui nosso centro mundial de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, que é referência mundial. Abrigamos em nosso fábrica o maior polo de eletromobilidade da América Latina e continuamos expandindo nossos negócios”, destaca Roberto Cortes, Presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.
A VWCO e as empresas do Consórcio Modular acabam de concluir a última onda de contratações de 2021. Ao longo do ano, 550 novas vagas foram preenchidas. As oportunidades, como explica Cortes, não se limitaram à produção. A montadora vai investir R$ 2 bilhões até 2025 e parte desses recursos já movimentam sua operação no exterior.
Internacionalização ganha força com VW e-Delivery
O VW e-Delivery, inédito caminhão 100% elétrico desenvolvido e produzido na América Latina, começa a sua fase de testes em outros países do continente. A partir do primeiro trimestre de 2022, a montadora inicia um programa em parceria com importadores para preparar sua chegada comercial ao redor da região. Todas as unidades são exportadas da fábrica de Resende, no Rio de Janeiro.