A empresa bávara Faber-Castell tem a responsabilidade sustentável ancorada na estratégia corporativa como um de seus valores centrais. Essa estratégia aborda não apenas a aquisição de recursos ecologicamente corretos, mas também a consideração do ciclo de vida do produto, desde o desenvolvimento até o descarte. Neste contexto, destacam-se os processos de fabricação de baixa emissão de poluentes e os produtos duráveis e recicláveis.
Outra medida importante para a Faber-Castell é a luta contra as mudanças climáticas com a redução de emissões por meio da economia de energia e está contribuindo positivamente para a proteção do clima por meio das áreas florestais plantadas no Brasil há mais de três décadas.
Um estudo científico da TÜV Rheinland confirmou que as florestas da Faber-Castell em Prata (MG) contribuem para uma redução de gases de efeito estufa de mais de 900.000 toneladas de dióxido de carbono. Este é um dos fatores que tornam a Faber-Castell uma das poucas empresas em seu setor que é neutra para o clima graças às suas próprias florestas.
Além disso, a Faber-Castell cobre grande parte da energia gerando calor com a ajuda de resíduos de madeira e usando energia hidrelétrica. Na cidade de Stein, situada na Baviera, mais de 30% do consumo anual de eletricidade pode ser gerado por sua própria usina hidrelétrica. Nas unidades de Stein e São Carlos (SP), a Faber-Castell opera usinas de pelotização para prensar os resíduos de madeira para a produção de pallets, que podem ser usados para aquecer os edifícios.
Medidas semelhantes de fornecimento de energia regenerativa e ecológica também podem ser vistas em outras unidades de produção da Faber-Castell em todo o mundo, como por exemplo, o uso de energia geotérmica na fábrica na Áustria.
Fundada em 1761 na Alemanha, a Faber-Castell trouxe sua fábrica para o Brasil em 1930, com três unidades: São Carlos (SP), Prata (MG) e Manaus (AM), além de um escritório administrativo em São Paulo.