A empresa bávara FlixMobility, fornecedora de mobilidade global, se uniu a Freudenberg Sealing Technologies, a ZF e a Atmosfair, para juntos colocarem na estrada ônibus movidos a células a combustível, contribuindo para a redução de emissões de CO2 com o Flixbus.
Desde 2013 a FlixMobility vem mudando a maneira como milhões de pessoas viajam na Europa. Por meio de sua marca FlixBus, a empresa conecta mais de 2.500 destinos em 36 países, incluindo o Brasil.
Os ônibus da FlixBus demonstraram ser eficientes em termos de consumo de combustível e emitem um nível extremamente baixo de gases com efeito estufa. É evidente que é difícil viajar sem produzir emissões de CO2, mesmo no ônibus ecologicamente correto. Por esse motivo, graças à parceria com a Atmosfair, a ZF e a Freundenberg, eles oferecem a cada um dos passageiros a opção de compensar o impacto climático de sua viagem com o FlixBus diretamente na reserva.
Com base no princípio do regime de comércio de licenças de emissão, o passageiro tem a opção de fazer uma contribuição ambiental voluntária ao reservar sua viagem, que será investida em um projeto certificado de proteção climática, compensando a respectiva quantidade de emissões de CO2.
Graças à contribuição dos passageiros para a proteção climática por meio da FlixBus, em 2018 as doações correspondentes financiaram o projeto Gold Standard “Fornos com Eficiência Energética” em Ruanda, um projeto certificado pela ONU e premiado com padrão de excelência. Esses fornos eficientes contribuem para que, nas áreas rurais do Ruanda, se utilize cerca de menos 80% lenha de que os fornos tradicionais para cozinhar.
Dessa forma, o projeto ajuda a conservar as florestas locais – habitat dos últimos gorilas-das-montanhas em todo o mundo, entre outras espécies – contribuindo assim para a proteção climática global. Além disso, o projeto promove um desenvolvimento sustentável em Ruanda, um país que, devido a seu estado socioeconômico, se encontra entre os países menos desenvolvidos do mundo.
Além disso, a Flixbus, ZF, Freudenberg e a ONG Atmosfair se uniram para desenvolver outras soluções para ônibus elétricos. Assim, criaram o HyFleet, projeto para criar células a combustível para o setor de transporte de passageiros. Segundo as empresas, os testes dos novos sistemas começam em até três anos. A ZF tem ampla experiência no desenvolvimento de transmissões e sistemas eletrificados, a Freudenberg fornece componentes e sistemas de células a combustível há mais de 20 anos, a Flixbus vai cuidar da parte prática da operação dos ônibus e por fim, a ONG alemã Atmosfair vai estudar os processos de compensação de emissões de carbono.
A startup bávara número 1 da Europa
A FlixMobility foi fundada em Munique como FlixBus por três jovens empreendedores com o objetivo de oferecer viagens de ônibus sustentáveis, acessíveis e confortáveis. A FlixBus foi oficialmente lançada em 2013 após a desregulamentação do mercado de ônibus na Alemanha e rapidamente se tornou o principal fornecedor de viagens de longa distância do país e atualmente atua em mais de 30 países. Com uma combinação única de tecnologia, plataforma de comércio eletrônico e empresa de transporte, a FlixBus rapidamente se tornou a maior rede de ônibus intermunicipal da Europa, ajudando milhões de pessoas a chegar a seus destinos. Em 2018, a FlixTrain foi lançada, expandindo os serviços para o transporte ferroviário.