Exportações e importações da Baviera registram aumento de 13%

Foto: Pexels

O cenário econômico no estado da Baviera tem mostrado que mesmo os desafios impostos pelo período de pandemia não impediram seu fortalecimento. Segundo o Escritório de Estatísticas do Estado da Baviera as exportações cresceram 12,8% em janeiro de 2022 em comparação com janeiro de 2021 (média de 14,7 bilhões de euros) e as importações aumentaram 12,6% (média de 17,7 bilhões de euros).

Entre os países exportadores mais importantes para a economia da Baviera estão os Estados Unidos, a República Popular da China, a Áustria, a Itália, a França, o Reino Unido e a Polônia. Destes, os países que apresentaram taxas de crescimento de dois dígitos em relação ao mesmo mês do ano passado foram os Estados Unidos, Áustria, Reino Unido e Polônia.

Neste cenário, os bens de exportação mais significativos da economia bávara são carros de passeio e móveis residenciais, com um aumento de 19%. Posteriormente, seguem ainda as categorias máquinas, equipamentos para geração e distribuição de eletricidade e chassis, carrocerias, motores, peças e acessórios para veículos automotores e similares.

Em relação à importação, os países que registraram os números mais expressivos no comércio com a Baviera foram: República Popular da China, Áustria, República Tcheca, Polônia, Federação Russa, Estados Unidos, Itália, Hungria e Holanda.  Neste contexto, destacam-se os segmentos de petróleo bruto e gás natural, que registrou aumento de quase 59% em relação ao mesmo mês do ano passado. Outros setores como maquinário, equipamentos para geração e distribuição de eletricidade, componentes eletrônicos, chassis, carroceria, motores, peças e acessórios para veículos motorizados, bem como automóveis e vans, também registraram crescimento acima da média. 

Estes números projetam positivamente as perspectivas para 2022 e trazem um importante marco na economia da Baviera.