Com base em números preliminares, a Henkel gerou vendas totais de cerca de 5,3 bilhões de euros no primeiro trimestre. Isso corresponde a um crescimento significativo das vendas orgânicas de 7,1% em comparação com a expectativa média do mercado de 4,3%. O aumento foi impulsionado principalmente por um desenvolvimento de preços muito forte combinado com um leve declínio nos volumes.
O crescimento das vendas no primeiro trimestre foi impulsionado principalmente pela área de Adhesive Technologies, que alcançou um crescimento de vendas orgânicas de +10,7% no primeiro trimestre com base em números preliminares. O crescimento foi alcançado em todas as áreas de negócios.
Com base em números preliminares, a unidade de negócios Beauty Care registrou um leve declínio nas vendas orgânicas de -1,2%. O negócio de salão de beleza alcançou um crescimento de vendas orgânicas de dois dígitos. O negócio de consumo ficou, como esperado, abaixo do nível do ano anterior, em especial devido à implementação das medidas de portfólio anunciadas para 2022.
De acordo com dados preliminares, a unidade de negócios de Laundry & Home Care obteve um importante aumento de vendas orgânicas de +4,9%, impulsionado por um crescimento significativo no negócio de Laundry. Em contrapartida, o negócio de Home Care registrou ligeira queda nas vendas orgânicas no primeiro trimestre.
A Henkel agora esperaum crescimento das vendas orgânicas no nível do Grupo de +3,5% a +5,5% no ano fiscal de 2022 (anteriormente: +2,0 a +4,0%). O crescimento mais forte das vendas orgânicas será impulsionado principalmente pela unidade de negócios de Adhesive Technologies, para a qual a Henkel agora espera um crescimento orgânico das vendas na faixa de +8,0 a +10,0% (anteriormente: +5,0 a +7,0%), principalmente devido ao repasse de maiores custos de matéria-prima e logística em forma de preços mais altos. As expectativas para o crescimento das vendas orgânicas nas unidades de negócios Beauty Care e Laundy & Home Care permanecem inalteradas.
Para Beauty Care, espera-se que as vendas orgânicas se desenvolvam em -5,0% a -3,0%. Conforme anunciado, o declínio deve-se principalmente às medidas já decididas e implementadas para melhorar o portfólio, incluindo a descontinuação de atividades que não farão parte da área. Para Laundry & Home Care, Henkel continua esperando crescimento de vendas orgânicas na faixa de +2,0 a +4,0%. As regiões da Rússia e Bielorrússia não contarão como resultados das vendas orgânicas da Henkel a partir do segundo trimestre”.
Além dos efeitos da saída das atividades comerciais na Rússia e na Bielorrússia, o aumento significativo dos preços de materiais diretos e logística, que não pode ser totalmente compensado neste ano fiscal, estão tendo um impacto maior nos ganhos do que o esperado anteriormente.
Para o Grupo Henkel, o retorno ajustado das vendas (margem EBIT) é agora esperado em uma faixa menor de 9 a 11% (anteriormente: 11,5 a 13,5%). Para Adesives Technologies, A Henkel espera um retorno ajustado das vendas na faixa de 13 a 15% (anteriormente: 15 a 17%), para Beauty Care na faixa de 5 a 7% (anteriormente: 7,5 a 10%) e para Laundry & Home Care na faixa de 7 a 9% (anteriormente: 10,5 a 13%).