Após um ano de forte queda de vendas, o Grupo Bosch na América Latina dá sinais de recuperação e prevê reaquecimento dos negócios em 2010. A multinacional estima um crescimento de 13% a 15% na região.
Embora as perspectivas sejam positivas, as vendas ainda não atingirão os níveis anteriores à crise econômica mundial, período no qual houve forte queda nas exportações. Andreas Nobis, presidente da empresa na America Latina, afirmou em nota que “a expectativa é de que o volume total de negócios seja retomado em 2011”.
No ano passado, os efeitos da crise prejudicaram os três principais setores de atuação da Bosch na região: automotivo, tecnologia industrial e bens de consumo e construção, fazendo com que o faturamento líquido da empresa caísse 22% em relação a 2008, totalizando R$ 4,3 bilhões.
Investimentos
Ainda que tenha passado por dificuldades durante o ano passado, a empresa manteve os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, que corresponderam a 4% do faturamento do grupo no Brasil.
Para esse ano, a empresa espera continuar com o mesmo ritmo e focar os investimentos em tecnologias sustentáveis, como sistemas bi-combustíveis e o Eco Starter, motor de partida com um sistema que desliga automaticamente o motor quando o veículo está parado por longo período, como costuma acontecer em congestionamentos urbanos.