A Gerdau Next Ventures, fundo de corporate venture capital e aceleradora de startups da Gerdau Next, divisão de novos negócios da Gerdau, lançou no dia 8 de agosto seu terceiro batch de aceleração de startups. O tema deste programa é logtech, uma das três verticais de atuação da Gerdau Next, e visa soluções inovadoras e oportunidades de negócios no setor de logística e supply chain.
O batch é organizado pela Gerdau Next Ventures em parceria com a Randon Ventures, iniciativa das Empresas Randon destinada para investimentos em startups, e tem o apoio da Liga Ventures, rede de inovação que tem como foco startups da América Latina. O modelo adotado neste programa, que terá duração de 16 semanas, é a inovação aberta e equity free, com o objetivo de gerar novos modelos de negócio entre as startups e as duas companhias, seja por meio de investimentos ou parcerias estratégicas.
“O empreendedorismo e a inovação aberta são pilares da estratégia de negócios da Gerdau Next”, diz Juliano Prado, vice-presidente da Gerdau. “Buscamos impulsionar segmentos e serviços fundamentais para o setor de logística, como gerenciamento de estoques e armazéns, fidelização, gestão de frotas, last mile e logística reversa, como exemplos. Esperamos que as startups selecionadas nos ajudem a aumentar a eficiência e produtividade do segmento, contribuindo para a solução de grandes desafios da sociedade.”
Desde 2018, a Gerdau já opera no segmento por meio da G2L, sua operadora logística digital multimodal criada a partir de um projeto de empreendedorismo interno. Presente hoje em 12 estados, a G2L atende mais de quatro mil cidades em todo o país com soluções tecnológicas inovadoras e, assim como a multinacional, tem como compromisso colocar os clientes no centro das decisões afim de promover as melhores experiências. “Em apenas quatro anos, já nos posicionamos entre os maiores operadores logísticos do mercado, o que mostra o quanto o nosso olhar está focado neste setor”, avalia Prado.
Participar do 3º batch de aceleração se alinha diretamente à tese de investimentos da Randon Ventures, analisa Mateus de Abreu, diretor de Negócios e Estratégias Digitais das Empresas Randon e diretor da Randon Ventures. “A companhia busca potencializar startups com iniciativas que beneficiem o setor de maneira geral, por isso é tão importante apoiar ideias inovadoras para o segmento de logística”, destaca.
A Gerdau Next Ventures tem como meta incentivar o encontro com o futuro, identificando tendências disruptivas no mercado e empreendendo em novos segmentos com foco em sustentabilidade do negócio e do mundo. A empresa acelera e investe em startups com alto potencial de crescimento e conexão estratégica com as verticais de construção, mobilidade e sustentabilidade, buscando parcerias vencedoras para transformar negócios e sociedade. Seus dois batches anteriores contaram com a inscrição de mais de 300 startups no Brasil e na América do Norte.
Em 2020, com foco em construtechs, a companhia acelerou cinco startups com soluções para aumento de produtividade, digitalização e segurança no setor da construção. Já no 2º batch, realizado em 2021, conduzido nos Estados Unidos, o programa acelerou as vendas de empresas Smart & Sustainable com tecnologias para deixar a indústria mais sustentável e digital.
“Estamos muito animados em apoiar e participar desta 3ª edição do programa da Gerdau Next Ventures, junto com a Randon Ventures, parceiras que fazem parte de duas grandes empresas referências em seu mercado de atuação e vem contribuindo de maneira significativa para fomentar o ecossistema de inovação. Esse projeto tem um enorme potencial e temos certeza de que iremos encontrar startups maduras e prontas para solucionar os desafios propostos”, observa Rogério Tamassia, cofundador da Liga Ventures.
Startups de logística e supply chain que tenham soluções validadas nas temáticas do programa e estejam interessadas em participar deste 3º batch da Gerdau Next Ventures têm até o dia 4/9 para se inscrever no site gerdaunextventures.liga.ventures. Serão selecionadas até seis startups para o programa de aceleração, que contará com a mentoria de executivos da Gerdau e das Empresas Randon. A divulgação das empresas selecionadas ocorre em outubro.