Após uma pausa de três anos, a IFA Berlin, principal feira mundial para a indústria de dispositivos eletrônicos, voltou ao seu formato presencial. Entre os dias 2 a 6 de setembro, os expositores ocuparam mais de 80% do espaço no centro de exposição da Messe Berlin, aproveitando a oportunidade para se reconectarem com revendedores, os consumidores e a mídia.
A audiência da feira foi bastante sólida, especialmente em vista das restrições de viagem na Ásia. Mais de 161 mil pessoas estiveram presentes durante os cinco dias à feira. Inclusive a proporção de visitantes do comércio era mais elevada que antes da pandemia, o que, segundo expositores, resultou em muitas oportunidades de negócios.
Além disso, a IFA Berlin voltou a gerar uma forte resposta nas mídias sociais: mais de 2,5 mil jornalistas participaram da feira, dos quais cerca de metade representavam veículos internacionais de comunicação. Com a monitorização destes meios de comunicação, foi identificado que mais de 100 países trabalharam na cobertura da feira.
Feedback positivo das grandes marcas e representantes
Apesar dos desafios globais, tais como as interrupções na cadeia de abastecimento e a alta inflação, os expositores da IFA Berlin 2022 registraram um grande volume de encomendas. A Diretora Geral da gfu Consumer & Home Electronics GmbH, Dra. Sara Warneke, ressaltou que a feira continua sendo uma plataforma para indústria e comércio, bem como para os visitantes, consumidores e para a imprensa. “Após a pausa que tivemos por causa da pandemia, a IFA Berlin fez um regresso impressionante e apresentou as tendências mais importantes de produtos e soluções do setor, bem como em outras áreas relacionadas – especialmente em termos de sustentabilidade”, disse. A sustentabilidade foi um dos principais temas da edição da feira deste ano, juntamente com a conexão inteligente de aparelhos e soluções inteligentes para casa, chamadas SMART Home.
Já o CEO da Messe Berlin, Martin Ecknig, se mostrou convencido de que a IFA Berlin voltará à sua plena força nos próximos anos. “Recebi feedbacks muito positivos nas conversas com as marcas e representantes globais e estou particularmente satisfeito por contarmos com um número tão grande de visitantes do comércio na feira”, declarou.
Marcando presença no evento, a Prefeita de Berlim, Franziska Giffey, declarou que a IFA Berlin 2022 foi um símbolo para uma nova era, representando a recuperação econômica após dois anos de crise. “A IFA Berlin é a principal feira do setor com as suas inovações inteligentes e tecnologias de eficiência energética, além de ser um motor para a economia alemã e para os mercados mundiais. É uma das bandeiras de Berlim, não só como feira e congresso, mas também como um importante centro europeu para a inovação e tecnologia” finalizou.
*A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo, representante oficial da feira no Brasil, oferece o suporte necessário para sua participação. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail mebds@ahkbrasil.com.