A Fundação Grupo Volkswagen acaba de lançar seu novo filme institucional, baseado no propósito “Conhecimento Que Move Pessoas”. O vídeo retrata as causas de atuação da Fundação – mobilidade urbana e comunidades sustentáveis, e mobilidade social e inclusão – por meio de histórias transformadoras de três personagens beneficiadas por seus projetos: a mecânica de automóveis Ana Lívia dos Santos; a Diretora de Projetos de Trânsito da Prefeitura de Registro (SP) Luciana Suguinoshita; e a líder comunitária Josefa Vieira dos Santos, a Zeza, do Movimento de Defesa do Favelado.
O filme foi produzido em parceria com a Social Docs, primeira empresa de conteúdo e storytelling do país focada em contar histórias de transformação e impacto social. Além de legendas em português e janela de Libras, também está disponível a versão legendada em inglês, todas no canal da Fundação Grupo Volkswagen no YouTube.
Sinopse
Ana Lívia, jovem de 18 anos, moradora do Eldorado, em Diadema (SP), sempre foi muito interessada em saber como as coisas funcionam, principalmente os automóveis. O projeto Carretas do Conhecimento, iniciativa da Fundação Grupo Volkswagen em parceria com o SENAI, contribuiu para que ela transformasse esse interesse em profissão. Hoje, ela se tornou a primeira mulher mecânica de automóveis da Stuttgart Porsche. A Porsche é uma das marcas do Grupo Volkswagen.
Na sequência, o filme segue para Registro, no interior de São Paulo, onde conhecemos a Diretora de Projetos de Trânsito da Prefeitura. Luciana conta como a união de esforços tornou possível que um espaço central da cidade, antes pouco acessado por pedestres e ciclistas, se transformasse em um local de convívio urbano mais democrático, aberto à comunidade. A ação foi viabilizada pelo projeto Mobilidade em Transformação, parceria da Fundação com a ONG Cidade Ativa.
Por fim, o filme traz a história da Zeza, moradora da favela Vergueirinho, no bairro de São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo (SP). Ela venceu preconceitos e conseguiu realizar seu sonho de infância: andar de bicicleta. Isso graças ao projeto Bike Favela, que tem o objetivo de capacitar mulheres com mais de 50 anos na prática de ciclismo. Em 2021, o projeto foi um dos vencedores do Prêmio Fundação Grupo Volkswagen.