Quatro cidades e distritos bávaros ocupam as primeiras posições no ranking de regiões alemãs com as melhores perspectivas de futuro no índice Zukunftsatlas 2022, compilado pela empresa de pesquisa e consultoria Prognos e o jornal alemão Handelsblatt. De acordo com o relatório, a região metropolitana de Munique está em primeiro lugar, seguido pelas cidades de Erlangen, a própria Munique e Ingolstadt. Além disso, a cidade de Starnberg ficou em 9º lugar da lista, o que significa que cinco dos dez primeiros lugares do ranking estão ocupados por cidades bávaras.
Os distritos e as cidades da Baviera também tiveram bons resultados nas outras categorias: 44 cidades do Estado Livre estão entre as 96 regiões mais fortes da Alemanha.
Mesmo entre as 100 cidades mais fracas, apenas cinco cidades bávaras marcaram presença na lista. De acordo com o estudo, Hof ocupa o 355º lugar entre todas as 400 cidades no ranking, enquanto Wunsiedel e Kronach ficaram em 336º e 328º lugar, respectivamente. Entretanto, essas cidades apresentam apenas “pequenos riscos” – a Prognos não encontrou nenhuma região com risco alto ou muito alto na Baviera.
Em um quarto das 400 regiões, mais da metade dos funcionários trabalha nas indústrias do futuro. A maioria delas está localizada no Sul da Alemanha. Características de força e do sucesso – especialmente nas regiões do Sul – são uma indústria inovadora e sustentável combinada com um setor de serviços de alta qualidade e um forte setor de pesquisa. A combinação entre a indústria, os serviços, a pesquisa e desenvolvimento leva a uma estrutura econômica altamente inovadora.
O crescimento ao longo prazo não foi danificado pela pandemia, explicam as autoras Kathleen Freitag, Coordenadora do Zukunfstatlas e Felizitas Janzen, Diretora de Comunicação Corporativa da Prognos. “As regiões economicamente fortes estão se fortalecendo novamente após a crise. Estas regiões só são afetadas por crises a curto prazo. Uma razão é que suas economias estão voltadas para setores em crescimento”, explicam.
Para o “Zukunftsatlas”, o Prognos examina a viabilidade econômica futura de todas as cidades e regiões independentes da Alemanha a cada três anos. 29 indicadores sobre competitividade e força inovadora, a situação do mercado de trabalho, demografia, assim como a situação social e prosperidade são levados em conta.
Confira o top 10 completo das regiões com melhor classificação:
- München (região metropolitana)
- Erlangen (cidade)
- München (cidade)
- Ingolstadt (cidade)
- Wolfsburg (cidade)
- Böblingen (região metropolitana)
- Darmstadt (cidade)
- Stuttgart (cidade)
- Starnberg (região metropolitana)
- Heilbronn (região metropolitana)
O documento na íntegra, redigido em alemão, pode ser acessado pelo link.