A indústria de especialidades químicas LANXESS, em parceria com as secretarias de Educação dos municípios de São Paulo e Jarinu, realizará, de 4 a 31 de outubro, o projeto Juntos pelo Clima. Essa iniciativa é composta por atividades lúdicas e interativas que serão organizadas em dez escolas de Ensino Fundamental e em uma ONG de São Paulo. Um total de 5,2 mil alunos, entre 7 e 11 anos, participará de 11 dias de atividade, nos quais será realizado um total de 66 sessões de circuitos ambientais.
A iniciativa Juntos pelo Clima integra o pilar de Cidadania Corporativa da empresa, que expressa o seu compromisso com a sociedade e com o meio ambiente e faz parte de seu objetivo de contribuir com a comunidade e de ter um papel ativo na transformação da sociedade em direção a um mundo mais esclarecido e engajado com a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
“O valor dessa ação é despertar a nova geração para a importância da conservação da natureza”, afirma Eliane Siviero, CEO da LANXESS no Brasil. “É uma oportunidade de tratar da temática ambiental, utilizando atividades atraentes, interativas e com a aplicação de tecnologia, com crianças da rede pública de ensino, que muitas vezes conta com poucos recursos”, comenta ainda a CEO. As atividades oferecem aos alunos a oportunidade de ampliar a compreensão sobre os desafios ambientais e de se comprometer em ser parte da solução, por meio da reflexão sobre seu lugar no planeta.
Colaboradores da empresa serão convidados a atuar como voluntários na organização da iniciativa. Dessa maneira, o projeto também contribui para fortalecer o espírito de voluntariado no time LANXESS, o contato direto com a comunidade e a consciência ambiental e social de todos.
Como parte do Juntos pelo Clima, a LANXESS fará a doação de kits para laboratório de química para a escola estadual E.E. Orlando Zambotto. “Essa iniciativa tem uma simbologia importante, pois mostra o vínculo da nossa empresa com a comunidade, por meio da contribuição da nossa área de atuação, a Química, para a educação. Além disso, visa a estimular, na nova geração, a curiosidade e a motivação para seguir a carreira química, que é tão importante para a nossa sociedade. Afinal, a Química está presente em tudo, por ser base para todas as demais indústrias. Sem ela, não haveria remédios, vacinas, alimentos, cor, textura, tecidos, papéis e assim por diante,” diz a CEO.
Serviço – Juntos pelo Clima
São Paulo
Dias: 4, 5,17 e 31 de outubro
Onde: 4 escolas públicas e 1 ONG da Zona Sul, localizadas em áreas de extrema degradação ambiental
Escolas: E.E Luis Gonzaga Travassos da Rosa; E.E. Dulce Carneiro; E.E. Luiz Arrobas Martins; E.E. José Hermenegildo Leoni
ONG: Projeto Arrastão
Circuitos ambientais: 30 (6 circuitos em cada dia de atividade)
Público estimado: 2.400 alunos do ensino fundamental
O conteúdo educacional será produzido por educadores ambientais e implementado em parceria com a diretoria de ensino da região Sul de São Paulo. Depois haverá a divulgação desse conteúdo em outras escolas da rede, para ser utilizado em práticas de educação ambiental. As atividades culturais incluirão teatro, cinema, jogos e competições.
Jarinu
Dias: 19, 20, 21, 24, 25 e 26 de outubro
Onde: 6 escolas públicas
Escolas: EMEF Dirney J. Rossi, EMEF Maria Helena, EMEF Mario Covas, EMEF Maria de Lourdes, EMEF Pedro Ferrara, Ginásio de Esportes de Jarinu
Circuitos ambientais: 36 (6 circuitos em cada dia de atividade)
Público estimado: 2.800 alunos do ensino fundamental
O circuito será realizado em parceria com a Secretaria de Educação do município.