A EY, uma das maiores empresas de consultoria e auditoria do mundo, anuncia um investimento de mais de 1 bilhão de dólares em uma plataforma de auditoria de última geração. A iniciativa faz parte dos esforços da empresa em garantir serviços de auditoria de alta qualidade, que respondam rapidamente às expectativas de reguladores, governos, comitês de auditoria e conselhos. O investimento de quatro anos é garantido por um programa mais amplo, de 2,5 bilhões de dólares, anunciado pela consultoria em setembro de 2021.
O investimento dará suporte à integração das tecnologias que envolvam o ecossistema de auditoria da EY em uma única interface, que combina os pontos fortes das plataformas globais e alavanca tecnologias avançadas dos parceiros da firma, no intuito de alimentar uma nova geração de serviços orientados a dados.
O programa para desenvolver essa plataforma leva à transformação em três áreas principais: capacidades de acesso a dados e análises avançadas, Inteligência Artificial e experiência do usuário.
“Os avanços em tecnologia e o trabalho em equipe desenvolvido pela EY levarão a qualidade de auditoria, o leque de serviços e a experiência dos clientes ao próximo nível. Estamos ajudando as empresas a correrem atrás de seus objetivos de longo prazo, ao mesmo tempo em que ganham confiança entre seus stakeholders”, explica Enrique Crespi, líder de Assurance da EY para a América do Sul.
A integração e a transformação da tecnologia de auditoria irão alavancar as bases do grupo de tecnologias de auditoria líderes de mercado da firma, como o EY Canvas – plataforma global de auditoria baseada na nuvem. Essa plataforma, uma das maiores no segmento B2B, é usada por mais de 350 mil clientes da EY, além de 120 mil colaboradores da empresa.
O programa de investimento também irá capitalizar as possibilidades de atuação do time global de análise de dados do EY Helix, bem como sua metodologia. As áreas da firma entram em contato com os analistas para processar mais de 680 bilhões de linhas de dados a cada ano, dando suporte a uma transformação que permitirá à EY analisar mais dados financeiros e não financeiros, tirando proveito de novas análises estatísticas e preditivas.
Esses recursos, aliados a métodos consistentes, visam facilitar a identificação e a mitigação de riscos, enquanto ajudam a se preparar para as necessidades de expansão dos serviços de auditoria, ao mesmo tempo em que também contribuem para gerar mais confiança nos mercados de capitais.
“Tal investimento dá suporte à entrega de auditorias orientadas a dados e outros serviços. Em última análise, ele fornece um novo nível de recursos para melhorar significativamente a experiência do usuário. Essa transformação atende às expectativas dos comitês de auditoria e dos líderes financeiros, que agora abrangem não apenas a auditoria e a contabilidade, mas também um panorama mais amplo de relatórios, incluindo os de sustentabilidade”, conclui Crespi.