Novo Audi Q5 TFSIe, primeiro híbrido Plug-in da marca no país, celebra desempenho de vendas no Brasil

Foto: Divulgação Audi

A Audi do Brasil anuncia o sucesso de vendas no Brasil do novo Q5 TFSIe quattro, o primeiro veículo híbrido Plug-In global da montadora das quatro argolas. O modelo teve o seu primeiro lote praticamente esgotado no fim do mês de setembro, com 258 das 297 unidades emplacadas no país. O modelo é oferecido no mercado nacional nas carrocerias SUV e Sportback, em duas versões de acabamento (Performance e Performance Black) e preços a partir de R$ 435.990,00.

Fabricado na planta de San José Chiapa, no México, o modelo está disponível nas carrocerias SUV e Sportback, e inaugura no país a nova família de motores híbridos Plug-In (PHEV), mais modernos e eficientes, que oferecem a última geração da bateria de alta capacidade da fabricante e possuem excelente autonomia no modo puramente elétrico.

O novo Q5 TFSIe quattro é equipado com o novo propulsor 2.0 TFSI a combustão, que representa a terceira geração do motor EA888 e desenvolve 252 cavalos de potência e 370 Nm de torque. O motor atua em conjunto com um propulsor elétrico síncrono de imãs permanentes (PSM), com 105 kW (143 cv) de potência máxima e até 350Nm de torque máximo já disponível em baixas rotações. Com a potência combinada, o Audi Q5 TFSIe quattro desenvolve 367 cv e 500 Nm de torque.

O conjunto mecânico é acoplado à transmissão S tronic de sete velocidades e oferece um desempenho impressionante: a aceleração de 0 a 100 km/h é concluída em apenas 5,3 segundos e a velocidade máxima (limitada eletronicamente) é de 210 km/h. No modo puramente elétrico, cuja autonomia é de 56 a 62 quilômetros (ciclo WLTP), a velocidade máxima é de 135 km/h.

“Estamos orgulhosos com a receptividade dos nossos clientes ao novo Q5 TFSIe quattro, o que reforça a tendência do mercado em consumir cada vez mais opções sustentáveis de mobilidade”, declara Daniel Rojas, Presidente e CEO da Audi do Brasil. “O modelo consegue reunir a esportividade dos veículos a combustão com a eficiência de um carro elétrico, sendo uma opção bastante interessante e versátil para quem busca uma transição mais gradual em direção à mobilidade puramente elétrica”, conclui.

A moderna bateria em íon-lítio de alta tensão tem garantia de oito anos (ou até 160 mil quilômetros) e está localizada abaixo do piso do porta-malas. Ela é composta por 104 células prismáticas e possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kWh com uma tensão de 381 volts. Para o controle ideal de temperatura, o seu circuito de refrigeração é conectado tanto ao circuito de refrigeração do sistema de ar-condicionado quanto ao circuito de baixa temperatura que alimenta o motor elétrico.

Para realizar o carregamento da bateria de forma prática e segura, os modelos TFSIe da linha Q5 vêm de série com um sistema de carregamento compacto para garagem. O Q5 TFSIe quattro pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou em tomadas industriais.

A condução do Q5 TFSIe quattro é dinâmica, eficiente e personalizável graças aos diferentes modos de condução, projetados para que o motorista possa realizar a maioria de suas tarefas diárias com energia elétrica, com o auxílio do motor à combustão de acordo com a situação. Existem quatro modos de operação. O modo elétrico é ativado automaticamente quando acionado o sistema de navegação por satélite, mas também pode ser selecionado manualmente por meio do botão seletor.