Pelo segundo ano consecutivo, a Mercedes-Benz Caminhões e Ônibus foi a vencedora do ranking TOP Open Corps, na categoria Indústria Automotiva, uma das 25 categorias que compõem a classificação. A premiação é realizada pela plataforma 100 Open Startups, que elege as empresas que mais praticaram inovação aberta com startups no país a cada ano. A empresa também ficou no ranking geral entre as TOP 50 Open Corps 2022.
O ranking é construído a partir de critérios objetivos, com base nos relacionamentos estabelecidos entre corporações e startups -, a lista reconhece e premia as corporações líderes em inovação aberta e também as startups mais atraentes para o mercado corporativo.
“É uma honra sermos reconhecidos por nosso relacionamento com startups. Acreditamos na potência dessas parcerias e trabalhamos para construir um ecossistema dedicado à inovação, seguindo as transformações digitais e a sociedade colaborativa e cooperativa. Além disso, essa cassificação reafirma a nossa vocação para soluções inovadoras que agregam cada vez mais valor aos nossos produtos, serviços e negócios”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Estamos acompanhando com atenção o movimento no ecossistema, em busca de novas formas de oferecer soluções para nossos clientes e também para os colaboradores. Por meio de iniciativas de relacionamento com startups, promovemos a cultura de inovação, experimentação de novas tecnologias e soluções, com o foco em eficiência, em novos modelos de negócio e na atuação em novos merados”, diz Cristiane Bulchi, Gerente de planejamento de TI da Mercedes-Benz do Brasil.
Aceleradora de startups
Encontrar novas soluções assertivas para as necessidades dos clientes com a agilidade imposta pela velocidade das transformações é prioridade para a Mercedes-Benz do Brasil. Por entender que o trabalho colaborativo é o caminho para fomentar a inovação, a empresa tem investido no fortalecimento do relacionamento com startups.
Há dois anos, a empresa é parceira da Liga Ventures, primeira aceleradora focada em conectar startups a grandes empresas no Brasil. Mais de 50 corporações participam desse hub, com mais de 250 startups envolvidas em diversos ciclos de aceleração.
A Mercedes-Benz do Brasil tem participação nas atividades da Liga AutoTech, plataforma de inovação aberta que prospecta, seleciona e acelera startups em conjunto com grandes empresas do setor automobilístico e de transporte e logística. Como principais resultados dos ciclos de aceleração, a empresa já desenvolveu relações com parceiros como Aevo, Autoforce, BeGreen, Checklist Fácil, DriveOn, Evoy, Gupy, JettaCargo, Membran-i, Milênio, Novidá, Quattro, Waggl dentre outras.