Manter a Europa como principal destino de viagem é um dos objetivos que a Comissão Europeia estabeleceu nesta quarta-feira (30), a fim de consolidar o continente como potência turística mundial. Apenas em 2008, o continente recebeu mais de 370 milhões visitantes, número que representa mais de 40% do total de viajantes do mundo inteiro.
O turismo desempenha um papel importante na economia europeia. Mais de 1,8 milhão de empresas integram o segmento, que emprega 5,2% da força de trabalho e contribui com 5% do Produto Interno Bruto (PIB). No entanto, crises e oscilações econômicas, além de questões como a competitividade com outros destinos do mundo e envelhecimento da população podem prejudicar a estabilidade do setor. Assim, para manter a Europa no topo, a Comissão Europeia elaborou um plano com 21 ações estratégicas.
Diretrizes
A melhora da competitividade é um dos pontos a ser destacado no plano. Ela poderá ser fortalecida por meio de uma plataforma conjunta de turismo, que englobará hotéis, albergues, agências de viagens, etc. O desenvolvimento de um Turismo sustentável e a criação de um selo de qualidade que reconheça estabelecimentos que pratiquem o turismo de forma consciente e respeitando o meio ambiente é outra questão chave.
Por fim, a consolidação e promoção de uma “marca europeia”, com a cooperação de todos os estados membros do bloco, auxiliará a Europa a se destacar de outros destinos internacionais, segundo a Comissão.