Conheça os elevadores da TK Elevator para o Platina 220, novo ícone da capital paulista

Foto: Divulgação TK Elevator

A mobilidade é um dos principais desafios de qualquer projeto imobiliário. Conectar os novos empreendimentos com os futuros ocupantes passa pelo uso de soluções inovadoras e eficientes, ainda mais quando se trata do prédio mais alto da cidade de São Paulo. Foi com base nessa premissa que a TK Elevator projetou os elevadores do Platina 220, edifício com 172 metros de altura, localizado no bairro Tatuapé, região Leste da capital paulista. A partir do projeto da Porte Engenharia e Urbanismo e que tem a assinatura do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, a empresa entregou 20 elevadores para atender os 46 andares. 

A torre única é de uso misto, ou seja, apresenta diferentes funcionalidades com pavimentos para apartamentos residenciais, salas comerciais, lajes corporativas e lojas no térreo. Por isso, a operação dos elevadores foi planejada para dar aos passageiros total privacidade e conforto. Começando pelo conceito do projeto que estabeleceu a instalação de elevadores de uso exclusivo para os grupos de andares, de acordo com o perfil dos usuários, sejam moradores, hóspedes, profissionais liberais ou até diretores de empresas. 

“O maior desafio foi aplicar diferentes soluções em um projeto de torre única, onde conseguimos contemplar as diversas necessidades dos passageiros que circulam pelo Platina 220”, destaca Eduardo Caram, Head de Novas Instalações e Modernização para a América Latina. Na prática, cada grupo de elevadores apresenta características distintas que vão desde o número de pessoas por cabina até os andares que são atendidos, tipo de máquina, acabamentos, entre outras qualidades com impacto no deslocamento das pessoas. A quantidade de elevadores também traduz esse conceito para garantir a comodidade dos passageiros e o fluxo pelos andares do empreendimento.

Outro diferencial está relacionado à velocidade dos elevadores. Os mais rápidos, com 4 metros por segundo, levam apenas 42 segundos do térreo ao topo do edifício, menos de um minuto, de onde se tem uma vista privilegiada da cidade. Para viagens com conforto, os equipamentos contam com um dispositivo que evita interferências de frequência para que o passageiro, apesar da altura e velocidade, não sinta vibrações e oscilações.