A Henkel, líder mundial em adesivos e dona das marcas Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional, recebeu o Selo Paulista da Diversidade, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em reconhecimento pela adoção de práticas voltadas à promoção da Diversidade, Equidade e Inclusão realizadas pela companhia.
Ao todo, 36 empresas que atuam no Estado de São Paulo foram premiadas com o Selo da Diversidade por fomentar ações ligadas à gestão da diversidade, gestão de pessoas, e gestão de negócios e inovação. A premiação ocorreu na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o selo tem validade de dois anos, com chance de ser renovado ao final do período.
“Uma cultura interna forte e inovadora se faz com o compartilhamento de vivências e conhecimentos de seus profissionais e essa mentalidade colaborativa forma equipes mais preparadas para desafiar o mercado e construir novas lideranças. A conquista do Selo Paulista da Diversidade traduz o que temos feito ao longo dos anos em diversos níveis à pluralidade, que empodera pessoas e contribui na formação de uma sociedade melhor”, afirma José Antônio de Castro Filho, Presidente da Henkel para o Brasil.
A Henkel assumiu o compromisso global de garantir a equidade de gênero até 2025. O fomento à diversidade no ambiente de trabalho integra os pilares institucionais da companhia alemã, que acredita na multiplicidade de gêneros, culturas e raças dentro de uma cultura empresarial inclusiva como força capaz de transformar a sociedade e potencializar a criatividade, inovação e resolução de assuntos dentro da Henkel.
A ascensão da diversidade na Henkel começa já no primeiro emprego por meio do STEP (Students Talent Empowerment Program), programa de estágio da Henkel que tem estimulado a capacitação e maior presença de profissionais negros na empresa.
Paralelamente, desde 2015 a Henkel possui núcleo voluntário com grande variedade de perfis na promoção de avanços em áreas chaves de Diversidade e Inclusão na empresa, que atua nas necessidades mais importantes da sociedade: gênero, geração, orientação sexual, raça e pessoas com deficiência.
“A Henkel tem sua marca ligada à inovação, e a diversidade nos traz uma riqueza de experiência essencial para o desenvolvimento das habilidades, cuja qualificação impacta positivamente na economia, com melhor distribuição da renda, e socialmente, ajudando a reduzir as desigualdades”, conclui José Antônio de Castro Filho.
Criado em 2007, o Programa Selo Paulista da Diversidade, do governo paulista, difunde práticas inclusivas usando a experiência das empresas públicas e privadas certificadas. O objetivo é provocar mudanças graduais de mentalidade e de atuação no acolhimento da diversidade, além de demonstrar o quanto é importante para as organizações trazer para seu ambiente de trabalho diferentes competências e habilidades.