Este ano, mais do que nunca, os proprietários florestais da Baviera implementaram medidas de proteção da natureza com o objetivo de remediar as consequências que uma má administração do meio ambiente pode ocasionar. Isso foi possível por conta do Programa de Conservação da Natureza Contratual da Floresta da Baviera (VNP Wald), que recompensa serviços voluntários prestados por proprietários ou usuários autorizados para a proteção da natureza e das espécies florestais.
Segundo o Ministro do Meio Ambiente da Baviera, Thorsten Glauber, e a Ministra da Silvicultura da Baviera, Michaela Kaniber, os resultados deste ano foram um sucesso. “Somente neste ano, o Estado Livre apoiou mais de 4.800 medidas com 11,4 milhões de euros. O investimento é cerca de um milhão a mais do que o do ano passado”, disseram.
O Programa Bávaro de Preservação Florestal é um programa de financiamento de ambos os ministérios. O programa é também uma importante plataforma de construção para a implementação dos objetivos da Estratégia de Biodiversidade da Baviera em florestas privadas e corporativas.
A preservação de árvores mortas e biótopos sendo é atualmente o maior foco do financiamento, correspondendo a 90% das medidas. A importância desses organismos consiste no auxílio da produção de fotossíntese, proteção para os animais que necessitam de camuflagem e alimentação, e na produção de medicamentos para a indústria farmacêutica, com a produção de antibióticos.
A meta do Programa Bávaro de Conservação Contratual de Florestas é cobrir 6% da área de florestas privadas e corporativas na Baviera.