O Grupo Lufthansa será o primeiro grupo aéreo do mundo a equipar mais de 20 aeronaves de longo curso em sua frota com película aerodinâmica de “pele de tubarão”. A solução AeroSHARK para aeronaves comerciais foi criada pela Lufthansa Technik e a BASF. A película é modelada a partir da estrutura microscópica da pele do tubarão e aplicada na parte externa da aeronave. A película, além de reduzir diretamente o retardamento da aeronave, corta o consumo de querosene e, portanto, as emissões de CO₂.
Após extensos testes e um processo de certificação que durou vários meses, a Agência de Segurança da Aviação da União Européia (European Union Aviation Safety Agency – EASA) agora concedeu à Lufthansa Technik um Certificado Tipo Suplementar (STC, na sigla em inglês) para a aplicação em série desta tecnologia em dois modelos Boeing 777.
No futuro, todas as doze aeronaves de longo curso B777-300ER da SWISS voarão com a tecnologia de superfície economizadora de combustível. O mesmo se aplica à frota atual da Lufthansa Cargo de onze navios cargueiro Boeing 777F. A primeira aeronave SWISS equipada com AeroSHARK já está em serviço programado desde outubro.
O objetivo da companhia área é um equilíbrio neutro CO₂ até 2050. Já em 2030, a empresa quer reduzir pela metade as emissões líquidas CO₂ em relação a 2019.”Para um futuro mais sustentável na aviação, estamos constantemente impulsionando mudanças em nossa indústria. Com o lançamento da tecnologia de superfície AeroSHARK, estamos mais uma vez reforçando nossa liderança em inovação”, disse Christina Foerster, Membro do Conselho Executivo do Grupo Lufthansa e Responsável pela Marca e Sustentabilidade. “Ao cobrir mais de 20 aeronaves com o novo filme de pele de tubarão, reduziremos a pegada de carbono em mais de 25.000 toneladas anuais.”
Sobre o AeroSHARK
AeroSHARK consiste em milhões de costelas de aproximadamente 50 micrômetros de tamanho, conhecidas como riblets. Elas imitam as propriedades da pele de tubarão e assim otimizam a aerodinâmica em pontos relevantes do fluxo da aeronave, como a fuselagem ou as nacelas do motor. Como resultado, é necessário menos combustível. Cobrindo 950 metros quadrados da pele externa de um Boeing 777-300ER, por exemplo, pode-se obter uma economia anual de cerca de 400 toneladas de querosene e mais de 1.200 toneladas de CO₂.