Os sistemas de controle de qualidade são fundamentais para otimizar a qualidade e os processos de produção do papel. Graças ao seu design compacto, uso flexível e alta confiabilidade, os sistemas de controle de qualidade (QCS) OnQuality da Voith já são usados em mais de 750 fábricas em todo o mundo, tanto em máquinas novas como já existentes. O sistema pode ser usado para todos os tipos de papel, além do segmento de não-tecidos.
O feedback positivo de clientes – como a Smurfit Kappa, WEPA e Johns Manville, entre outros – confirma a liderança do sistema da Voith no mercado. As vantagens são claras, de acordo com Mahmut Altunkaya, Engenheiro-Chefe de QCS da Voith Paper: “A solução inteligente OnQuality do nosso portfólio de automação e digitalização Papermaking 4.0 estabiliza e otimiza os processos de produção, aumentando a produtividade ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais e de manutenção.”
A alta flexibilidade do sistema ficou especialmente evidente na TM 1 do cliente WEPA, em Mainz, na Alemanha. “Decidimos substituir nosso QCS existente pelo OnQuality da Voith por se tratar de um sistema de instalação e comissionamento rápidos e que se integra perfeitamente ao nosso sistema existente de controle de processos”, relata Jürgen Birk, Gerente da Fábrica de Mainz da WEPA.
Especialmente para fabricantes de papel tissue como a WEPA, a Voith oferece scanners equipados com tampas e bicos de limpeza adicionais no carro de medição. Além de facilitarem a limpeza e manutenção, esses recursos aumentam a precisão das medições.
Graças à satisfação da WEPA com o seu novo sistema de controle de qualidade, a fabricante de papel tissue contratou a Voith para dar mais um passo rumo à sua digitalização. Integrada ao sistema OnQuality 4.0, a plataforma Voith Cloud coletará e armazenará os dados de produção e qualidade da TM 1, o que permitirá à WEPA realizar análises detalhadas utilizando painéis de controle personalizados. Com apenas alguns cliques, a empresa poderá criar gráficos de perfil e tendências, mapas de cores, cockpits de manutenção e relatórios que podem ser visualizados em qualquer dispositivo móvel. Além disso, o uso de um sensor virtual complementará as medições físicas do sistema. Em tempo real, a empresa agora poderá detectar desvios críticos da qualidade que antigamente só podiam ser medidos por meio de amostras de laboratório.
Soluções personalizadas otimizam medições e controle da qualidade
A Smurfit Kappa também contratou a Voith para instalar um sistema de controle de qualidade OnQuality na KM 1 de sua fábrica de Herzberg am Harz, na Alemanha. “Graças ao design compacto e flexível do scanner, só a Voith conseguiu instalar o sistema em um lugar tão apertado ao girar o scanner em 90°. Agora conseguiremos medir valores exatos – mesmo nesse local apertado”, diz Danny Polske, Gerente de Manutenção da Fábrica de Herzberg da Smurfit Kappa. Nessa fábrica, o sistema de controle de qualidade OnQuality é usado como um sistema autônomo com uma conexão direta com o sistema de controle de processos já existente.
Por fim, um pedido da Johns Manville mostra que o sistema de controle de qualidade da Voith oferece os mesmos benefícios para o setor de não-tecidos. Na VLM 15 da fábrica de Steinach, na Alemanha, o sensor de espessura para não-tecidos OnQuality foi combinado com um filtro especial para medir o conteúdo de aglutinante. Além disso, o sensor de espessura para não-tecidos da Voith foi especialmente projetado para evitar marcas ou danos na manta. Thilo Behringer-Stephan, Engenheiro Elétrico da Johns Manville, resume os benefícios do sistema: “Além de oferecer um melhor monitoramento do nosso processo de fabricação, o sistema QCS da Voith nos permite intervir a tempo, se for necessário. Com isso, otimizamos a qualidade dos nossos produtos e aumentamos a eficiência da nossa produção.”