A Mercedes-Benz do Brasil, por meio do Movimento a Voz Delas, está ampliando seu olhar para as mulheres que atuam no segmento de transporte de cargas e passa, a partir de agora, a intensificar suas ações de engajamento pela causa de igualdade de condições de trabalho também para as motoristas de ônibus.
O Movimento A Voz Delas foi criado em 2019 pela Mercedes-Benz com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da participação das mulheres no transporte como forma de empoderamento e equidade de gênero.
Curt Axthelm, Gerente Sênior de Marketing de Produto e Comunicação Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, afirma que, neste primeiro momento, o Movimento está aprofundando conhecimentos sobre condições e demandas das mulheres no transporte urbano e rodoviário de passageiros. “Vamos ouvir motoristas, executivas e empresárias para conhecer as características e os desafios de suas operações, as oportunidades de melhoria e, principalmente, qual a participação das mulheres em suas atividades”, informa o executivo. “Queremos conhecer os problemas de infraestrutura e operação para as motoristas, tanto nas estradas, quanto nas paradas e trajetos do transporte urbano, assim como as questões de assédio e machismo em suas rotinas de trabalho. Depois, o Movimento irá buscar soluções, sensibilizando para isso todos aqueles que atuam no transporte, incentivando a participação do maior número de parceiros”.
Ebru Semizer, Gerente Sênior de Marketing Comunicação & Inteligência de Mercado Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, também reforçou a importância da chegada das mulheres do setor de ônibus a essa iniciativa da marca. “Assim como o Movimento a Voz Delas vem trabalhando pelas caminhoneiras, precisamos viabilizar um ambiente seguro e respeitoso também para as motoristas de ônibus”, comentou.
Para marcar a ampliação da atuação do movimento pela causa de igualdade de gênero, a Mercedes-Benz lança uma campanha chamada Nossa Jornada – Homenagem do Movimento A Voz Delas às Motoristas de Caminhões, Ônibus e Cristais, que ressalta toda a jornada que o A Voz Delas percorreu junto às empresas parceiras e estas mulheres do transporte desde o início até agora. “Chegamos até aqui, mas a caminhada não para. Cada um com uma jornada diferente, mas que formam partes que se completam em busca do mesmo objetivo”, destaca a executiva.
Movimento busca mobilizar empresas, instituições e outros parceiros
O Movimento A Voz Delas teve início em 2019, com uma reforma de banheiros em um posto de combustível em Cachoeira Alta, no interior de Goiás. Era o primeiro passo de uma longa jornada.
De lá para cá, diversas ações foram realizadas, como rodas de conversas, programas, ações de estrada pelo País em postos de combustível, engajamento de empresas do setor e também a transformação de sonhos em realidade, com a promoção “Na direção dos seus sonhos”, na qual 30 mulheres ganharam a troca de categoria das habilitações profissionais combinado a cursos de formação, permitindo assim o início de uma nova fase em suas vidas.
Neste ano, o Movimento estará ainda mais próximo das mulheres, com a Caravana do Actros Estrela Delas indo para as estradas, oferecendo conteúdo importante durante o ano e fazendo a diferença na transformação do setor do transporte.
“Evoluir sempre é uma forma natural de amplificar a voz delas para que sejam mais escutadas, valorizadas e reconhecidas. No futuro, pretendemos ampliar ainda mais nossa causa para sociedade por meio de iniciativas de parceria com órgãos governamentais e ONGs de ações sociais, para assim ganharmos mais interlocutores e endosso de formadores de opinião e sociedade em geral”, conclui Ebru Semizer.