No dia de seu aniversário de 70 anos no Brasil, na quinta-feira (23), a Volkswagen fez um anuncio histórico: o lançamento do ID.4 no País. Primeiro modelo 100% elétrico da marca no mercado nacional, o ID.4 chega ao Brasil no segundo semestre como parte importante na estratégia de mobilidade sustentável da Volkswagen na América Latina. Detalhes do veículo como equipamentos de série, opcionais e preço sugerido serão revelados em breve.
O CEO da marca Volkswagen, Thomas Schäfer, afirma: “A região da América do Sul é estratégica para a Volkswagen mundialmente. Ela deu uma grande contribuição para os ganhos em 2022 ao alcançar uma participação de mercado relevante. Estamos avançando cada vez mais na eletrificação e digitalização. Além de democratizar a tecnologia, estamos intensificando a eletrificação de marcas ao redor do mundo para dar aos nossos clientes o que eles realmente desejam. A chegada do ID.4 ao mercado brasileiro é prova disso.”
“O ID.4 introduz na Volkswagen do Brasil uma tecnologia de altíssima eficiência energética e que tem forte potencial para a descarbonização. Ele é parte da ofensiva de 15 modelos elétricos e flex que iremos lançar na nossa região até 2025. Com ele, conectamos o Brasil à estratégia global de eletrificação da marca Volkswagen”, explica Ciro Possobom, COO da Volkswagen do Brasil.
A decisão de a Volkswagen trazer o ID.4 ao Brasil foi tomada com base nos resultados de pesquisas realizadas nos dois últimos anos junto aos principais parceiros de negócio da marca, como concessionários, fornecedores, autoridades e, em especial, os clientes.
O ID.4 fez sua primeira aparição no Brasil em fim de 2021, durante a ID. Week (em São Paulo), quando – junto com o ID.3 – deu uma breve noção do que a Volkswagen é capaz de oferecer quando o assunto é mobilidade puramente elétrica. Depois disso, o modelo foi apresentado a concessionários no Brasil e de países vizinhos, marcou presença no Rock in Rio 2022 (junto com o ID. Buzz) e esteve presente em feiras de negócio como o São Paulo Boat Show, entre outros.
Primeiro SUV 100% elétrico da Volkswagen no mundo, o ID.4 chega ao mercado brasileiro para participar de um importante segmento que vem crescendo ano a ano no mercado brasileiro: o de veículos totalmente elétricos. Esses modelos registraram mais de 4 mil unidades vendidas no Brasil ano passado, representando um crescimento de acima de 100% (mais do que o dobro) em comparação a 2021.