Em 2023, a STIHL comemora 50 anos de produção no Brasil. Em 1973, deu-se início a operação fabril da empresa alemã no país, em instalações ainda provisórias no centro de São Leopoldo (RS), cidade escolhida em razão da colonização e forte presença germânica na região, bem como dos esforços da administração municipal responsável na época. A organização registrou, no ano passado, o maior faturamento da história cinquentenária: R$ 3,2 bilhões de reais, o que representa um crescimento de 12,3% em relação a 2021. Além disso, também registrou um crescimento de vendas de 4,5%, no mesmo período comparativo. A STIHL emprega, atualmente, mais de 3,7 mil colaboradores e possui mais de 4,9 mil pontos de vendas em todo o território brasileiro. A fábrica localizada em São Leopoldo (RS) produz ferramentas que abastecem o território brasileiro e são exportadas para mais de 70 países no mundo todo. Além dos produtos de fabricação nacional, comercializa também diversos itens importados de outras unidades do Grupo, distribuídos através de três Centros de Distribuição, o primeiro localizado na própria sede gaúcha; o segundo em Jundiaí, em São Paulo, inaugurado em 2020; e o terceiro e mais recente em Benevides, no Pará. Para 2023, a organização prevê 18 novos lançamentos de produtos e investirá mais de R$ 210 milhões para ampliação da capacidade produtiva.
“Nos orgulhamos muito em celebrar meio século de atividades no cenário nacional, ainda mais nas condições em que estamos, investindo, cada vez mais, para que possamos ampliar nossa capacidade de produção e desenvolver novas tecnologias para inovar e aprimorar a qualidade dos produtos que entregamos aos nossos clientes. Nos últimos anos, tivemos recordes de faturamento e utilizamos como estratégia o reinvestimento de parte dos recursos para desenvolver ainda mais o negócio, bem como adaptar a nossa estrutura proporcionalmente ao crescimento que registramos e projetamos. A matriz alemã possui plena confiança no trabalho realizado no Brasil e os resultados ilustram essa relação. Pensamos os nossos movimentos a longo prazo, desta forma, estruturando os movimentos necessários para o futuro da STIHL no Brasil e na América Latina”, relata o Presidente da empresa, Cláudio Guenther, que complementa: “Não posso deixar de agradecer também à população do Vale do Sinos, do Estado do Rio Grande do Sul e do Brasil como um todo, que sempre recebeu a STIHL de forma positiva em todas as iniciativas realizadas. Somos gratos pela acolhida que a nossa marca tem da comunidade e também por isso buscamos sempre contribuir com o exercício da nossa responsabilidade social. Esta relação aumenta a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas, impactando também na economia.”
Faturamento recorde, crescimento contínuo e lançamentos
A STIHL registra crescimento e recordes de faturamento anual nos últimos anos. Em 2022, a empresa alcançou a marca de R$ 3,2 bilhões de reais e um crescimento de 12,3%. Além disso, também registrou um crescimento de vendas na ordem de 4,5%. Mercado interno e exportação representam igualmente 50% do valor de faturamento, cada. O início de 2023 também começou bem, com volume de vendas 7% superior a janeiro de 2022.
São 96 produtos, atualmente, no portfólio da marca alemã no Brasil. Para 2023, estão previstos os lançamentos de pelo menos 18 novos produtos, entre eles, máquinas a combustão, elétricos e a bateria, para os mercados atendidos pela empresa: florestal, agropecuário, construção civil, conservação e jardinagem profissional e doméstica.
Para suportar o crescimento, a empresa conduz suas ações de forma consistente. “Em 2022, aumentamos em 27% o número de pessoas qualificadas em nossa rede de revendedores, alcançado mais de 40 mil pessoas ao todo, o que fez com que o número de lojas que usufruíram das ofertas gratuitas de treinamento também aumentasse. Nosso trabalho em Qualificação é um dos diferenciais da marca, não só como empresa preocupada com seu cliente final, mas também como marca parceira, preocupada com nossos revendedores”, destaca Guenther. O treinamento em jardinagem online Pró-Jardim, totalmente gratuito também para o mercado, já beneficiou mais de 75 mil pessoas desde seu lançamento em 2020.