Como parte do seu programa de sustentabilidade “Papermaking for Life“, a Voith estabeleceu a meta de alcançar uma taxa de reciclagem de 90% até 2030 por meio de novos fluxos de fibras e da otimização do processo de reciclagem. Para isso, a fornecedora completa está focada não só em aprimorar o desempenho dos seus produtos existentes, mas também em desenvolver inovações que redefinam todo o processo de fabricação de papel. Um exemplo disso é um inovador conceito de desagregação que reduz o consumo específico de energia em mais de 30% em comparação com sistemas convencionais. O sistema foi especificamente projetado para desagregar matérias-primas especiais.
Em um projeto piloto na papeleira alemã Papierfabrik Palm, essa revolucionária tecnologia de desagregação da Voith já está gerando lucro. Projetado para processar 500 toneladas de massa por dia, o inovador sistema de desagregação deverá economizar 1.000 MWh de eletricidade por ano. Além disso, o sistema permite processar massas com altas consistências de entrada, o que também beneficia as etapas posteriores do processo de fabricação.
O Diretor de Tecnologia da Palm, Stephan Gruber, está impressionado com a nova solução: “O inovador sistema de desagregação da Voith já está produzindo excelentes resultados. A experiência, o suporte e o projeto personalizado da Voith permitiram alcançar – e até mesmo superar – as metas de desempenho em um curto prazo.
Por fim, esta tecnologia também é uma ferramenta para aumentar ainda mais o aproveitamento de matérias-primas, o que também contribui para os nossos objetivos de sustentabilidade.”
O intenso trabalho preparatório da Voith com um protótipo de testes valeu a pena. A solução técnica por trás deste processo otimizado de reciclagem combina duas tecnologias: primeiro, a desagregação de alta consistência contínua, realizada em tanque cilíndrico com rosca desagregadora horizontal; depois, um processo de depuração a jusante. Na fábrica da Papierfabrik Palm, o sistema está instalado em uma linha separada que processa resíduos de processos e bobinas falhas, e já está operando continuamente. A desagregação de matérias-primas padrão com maiores cargas de sujeira também foi testada com sucesso, e o sistema também mostrou vantagens nesse tipo de aplicação.
O novo conceito é um bom exemplo da maneira como a Voith prioriza a sustentabilidade e está sempre em busca dos mais altos padrões em seus projetos. Wolfgang Mannes, Especialista Sênior em P&D de Fiber Processes, participou de todo o desenvolvimento do conceito e confirma esse objetivo. “Nossos produtos líderes de mercado garantem uma produção de papel mais sustentável”, diz Mannes. “Este novo conceito de desagregação comprova o nosso comprometimento com a inovação. Nossa tecnologia está sempre um passo à frente do mercado para permitir que nossos clientes produzam papel com os menores custos de energia, água e fibras. Em diversos testes com carga na Papierfabrik Palm, o resultado da desagregação e a confiabilidade do conceito foram excelentes. Este sistema reduz em mais de 30% o consumo específico de energia em comparação com sistemas de desagregação convencionais. É um enorme avanço na área de sustentabilidade.”
“Com a queda da disponibilidade de matérias-primas e as ambiciosas metas de sustentabilidade em todo o setor papeleiro, já estamos vendo um claro interesse do mercado em nossa solução”, resume Steffen Bassmann, Diretor de Gestão de Produtos de Fiber Systems da Voith Paper. “Os resultados da Papierfabrik Palm são promissores. Estamos refinando ainda mais o conceito, em particular para permitir o seu uso com papéis recuperados revestidos e outros de difícil dissolução. Esse tipo de operação geralmente é realizado com desagregadores de alta consistência descontínuos.”