Celebrando 20 anos de fundação, o Centro de Memória Bosch, localizado na sede da Bosch América Latina, em Campinas-SP, passa a habitar o universo online. Agora, qualquer pessoa interessada poderá visitar a exposição acessando o Tour Virtual, onde é possível visualizar documentos históricos, fotografias e até mesmo prêmios que fizeram parte da história da empresa. Clique aqui para acessar.
“Valorizamos e preservamos o patrimônio cultural do Grupo Bosch a fim de contribuir para a construção de novas estratégias e visão de futuro da instituição. Além disso, o espaço se tornou uma ferramenta importante para trazer clientes e mostrar a cultura da empresa”, explica Sandra Reis, cientista social, coordenadora do Centro de Memória Bosch.
A estratégia da Bosch para a América Latina está pautada, dentre outros pilares, na digitalização e inovação. E, ao longo dos últimos anos, a expansão digital também contribuiu com possibilidade de contratações remotas, sendo necessário desenvolver formas de inserir o colaborador na cultura da empresa e disseminar valores, identidade e o compromisso social. “O espaço virtual foi pensado nesses profissionais que, de alguma maneira, não podem visitar o acervo fisicamente”, afirma Sandra. Ademais, ao longo dessas duas décadas, o Centro de Memória Bosch não guardou só “coisas”, mas o significado de todas elas. “Cada documento, cada objeto e cada memória são tratados como patrimônio cultural da empresa, ou seja, conhecimento”, enaltece.
Memória como ESG
A estratégia de sustentabilidade da Bosch é baseada em objetivos concretos em todas as áreas de ESG (Environment, Social and Governance). Desde sua fundação, a empresa tem trabalhado consistentemente com esta visão, que é intrínseca aos seus valores e ações. Mais do que nunca, as questões ambientais, sociais e de governança corporativa impactam as relações comerciais, de consumo e a geração de novas oportunidades de negócios e desenvolvimentos tecnológicos.
A governança é um conjunto de princípios que uma empresa adota para uma gestão responsável, transparente e ética. Entre os objetivos específicos do Centro de Memória destaca-se a necessidade de reunir, organizar, identificar, conservar e disponibilizar o acesso a um acervo material e imaterial que conta a história da Bosch no Brasil e assim estreitar seu relacionamento com a comunidade.
Duas décadas de história
Em 2004, quando foram comemorados os 50 anos da Bosch no Brasil, ficou evidente a importância e necessidade de resgatar toda a memória da companhia na região, que estava dispersa entre áreas e pessoas que haviam, espontaneamente, guardado ou armazenado alguns itens valiosos, ao longo do tempo. Reunindo todo esse material, o Centro de Memória começava a ser constituído.
O espaço é organizado para preservar e disponibilizar à comunidade o patrimônio histórico-cultural da empresa. O Centro de Memória é responsável pela preservação e tratamento técnico de documentos incluindo correspondências, relatórios, catálogos, arquivos textuais e audiovisuais, como vídeos em VHS e rolos de 8mm, todo o banco de história oral com depoimentos de colaboradores, milhares de registros fotográficos, imagens, troféus, placas e objetos de valor histórico incalculável.
“Agora, rumo aos 70 da Bosch no Brasil, que será comemorado em 2024, contamos com um novo um ambiente de guarda, preservação e exposição da memória Bosch. A memória cria a nossa identidade, nossas referências, solidifica nossos valores e reforça nosso sentimento de pertencimento”, conclui Sandra.