O caminhão extrapesado elétrico à bateria da Mercedes-Benz para longos percursos está a caminho. A Mercedes-Benz Trucks apresentará a versão de produção em série do eActros LongHaul no dia 10 de outubro de 2023. Em sua estreia mundial, ele chegará com novo design e com seu nome oficial “New eActros 600”.
A designação 600 é derivada da capacidade de suas baterias em kWh (quilowatts hora), como nos modelos eActros 300/400 para transporte pesado em serviços de distribuição urbana. A alta capacidade das baterias, juntamente com um novo e eficiente eixo motor elétrico desenvolvido internamente, permitem uma autonomia de cerca de 500 quilômetros sem recargas intermediárias. Devido ao seu baixo consumo de energia, o “New eActros 600” deverá ser o caminhão mais econômico para transporte em longas distâncias da Mercedes-Benz Trucks, comparado ao Actros a diesel.
Com esse lançamento, a Mercedes-Benz Trucks espera que seu caminhão elétrico acelere significativamente a passagem do transporte rodoviário de carga para a propulsão livre de emissões de CO2.
Desde a primeira aparição desse caminhão elétrico como um protótipo de conceito no Salão IAA Transportation 2022, outros veículos de teste foram produzidos na fábrica da Mercedes-Benz de Wörth, na Alemanha, com os componentes principais vindos de plantas da Empresa em Mannheim, Kassel e Gaggenau. Atualmente, uma frota de cerca de 50 protótipos está sendo produzida, com previsão para testes práticos em breve nos primeiros clientes. Ao mesmo tempo, as quatro fábricas estão se preparando intensivamente para a produção em série do eActros 600 e de seus componentes mais importantes. A produção em série deste caminhão elétrico está prevista para 2024.
Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “O eActros 600 consegue substituir a maioria dos caminhões a diesel no importante segmento de transporte de carga de longas distâncias, pois estabelece novos padrões em termos de custo-benefício para nossos clientes. Ele também oferece enorme potencial para a redução das emissões de CO2. Estou convencida de que este caminhão definirá novos marcos de progresso no transporte rodoviário de carga”.
Yaris Pürsün, Chefe da Global Powersystems Operation da Daimler Truck: “Com o eActros 600, o foco da produção em nossas fábricas de sistemas elétricos da Mercedes-Benz de Mannheim, Kassel e Gaggenau está mudando cada vez mais para a eletromobilidade. Nós, portanto, já começamos a nos preparar, estabelecendo uma rede de produção e tecnologia de centros de competência para componentes dos sistemas de propulsão elétrica. Também já estamos em meio aos preparativos para a produção em série da nova geração de nossas unidades de energia”.
Na produção em série, três conjuntos de baterias darão ao eActros 600 uma capacidade total instalada de mais de 600 kWh. Dois motores elétricos como parte do novo eixo elétrico geram uma potência contínua de 400 kW, bem como uma potência máxima de mais de 600 kW.
Além do cavalo mecânico, a Mercedes-Benz Trucks também irá produzir versões rígidas do eActros 600 desde o lançamento no mercado. Com isso, oferecerá aos clientes muitas possibilidades de uso dentro do transporte totalmente elétrico. Os engenheiros de Desenvolvimento projetaram o eActros 600 de maneira que o veículo e seus componentes atendam aos mesmos requisitos quanto à durabilidade oferecidos pelos caminhões Actros extrapesados de longas distâncias. Isso significa 1,2 milhão de quilômetros de estrada em um período de dez anos.
As baterias usadas no eActros 600 empregam tecnologia de célula de fosfato de lítio-ferro (LFP). Elas se caracterizam por uma longa vida útil e mais energia utilizável. Os desenvolvedores da Mercedes-Benz Trucks estimam que as baterias do eActros 600 de produção em série consigam obter uma recarga de 20% a 80% em menos de 30 minutos em um ponto de recarga com potência de cerca de um megawatt.