A empresa de alta tecnologia TRUMPF e o fabricante de freios de bicicleta Trickstuff apresentarão pela primeira vez alavancas de freio de titânio para bicicletas feitas por impressoras 3D na feira de bicicletas Eurobike em Frankfurt. A impressão 3D é o que possibilita o processamento econômico do titânio.
Até agora, a indústria de bicicletas costumava usar carbono como material para alavancas de freio de alta qualidade. No entanto, este material tem um histórico ambiental ruim. Os fabricantes não podem reciclar carbono; eles devem descartar essas peças após seu ciclo de vida, geralmente em instalações de incineração de resíduos. O titânio tem uma pegada ambiental melhor em comparação com o carbono e também é muito mais robusto. Os fabricantes podem fazer alavancas de freio muito mais rígidas de titânio em comparação com outros materiais.
Os fabricantes podem usar impressoras 3D para personalizar as alavancas de freio. Isso se aplica não apenas ao design dos componentes de titânio. Os fabricantes também podem personalizar as forças de alavanca do freio para se adequar ao ciclista. “Uma vez que as impressoras 3D da TRUMPF também são projetadas para produção em série, a indústria de bicicletas também pode usá-las para fabricar grandes quantidades. Como resultado, componentes sujeitos a forte estresse podem ser produzidos de forma econômica”, diz Christian Lengwenat, Engenheiro de Aplicação na TRUMPF.
As impressoras TRUMPF 3D também permitem que as empresas do setor de bicicletas acelerem sua prototipagem. “Com impressoras 3D, os fabricantes podem produzir diferentes protótipos simultaneamente em um processo de impressão. Isso acelera o processo de prototipagem, que é importante para a indústria de bicicletas, muitas vezes”, diz Lengwenat. Até agora, os fabricantes fresavam principalmente as peças do protótipo que é demorado e caro.