“Veículos Pesados: eficiência, flexibilidade, à prova do futuro” é o lema da edição de 2010 da Feira Automobilística Internacional de Veículos Pesados – IAA (Internationale Automobil-Ausstellung Nutzfahrzeuge) que vai, pela primeira vez, premiar o melhor produto de telemática.
Conjunto de tecnologias de transmissão de dados que possibilita uma gestão inteligente do trânsito, a telemática trouxe grandes avanços para o mercado de veículos pesados.
O mercado, que movimentou em 2009 cerca de US$ 11,5 bilhões, deve alcançar em 2016 a marca de US$ 40,3 bilhões em vendas.
Essa nova tecnologia é capaz de reduzir significativamente os custos de um caminhão ao inserir automaticamente no seu sistema de navegação novas encomendas, além de combinar informações como destino da carga e localização de cada veículo de uma frota, fornecer dados sobre o consumo de combustível em uma determinada rota e informar sobre os pontos de lentidão do trajeto.
“Essa cerimônia de premiação se encaixa perfeitamente na IAA, que é a maior feira de mobilidade, logística e transporte”, afirma Klaus Bräunig, diretor da Associação de Indústria Automobilística alemã – VDA (Verband der Automobilindustrie), que entregará o prêmio ao vencedor juntamente com o ministro da Economia da Baixa Saxônia, Jörg Bode.
Bräunig enfatiza que o objetivo da feira é, desde o início, ser um fórum de discussão de temas relacionados ao automobilismo, além de apresentar o que há de mais novo no mercado. Exatamente por isso a telemática merece destaque.
A ideia é que o prêmio passe a ser oferecido em todas as edições a partir deste ano.
O evento acontecerá em setembro, na cidade de Hannover, Alemanha.
Sobre a IAA
A IAA Veículos Pesados acontece desde 1992 a cada dois anos e é patrocinada pela VDA. Na última edição da feira, em 2008, expositores de 48 países apresentaram seus produtos para cerca de 300 mil visitantes provenientes de 110 países na IAA Veículos Pesados. Nove de cada 10 visitantes eram do ramo de veículos pesados e 55% deles estavam em posição de tomada de decisão, fator que os transformava em compradores em potencial.