A DACHSER está expandindo significativamente sua entrega livre de emissões de remessas de grupagem não refrigeradas para áreas centrais definidas. Até o final de 2025, o provedor de logística planeja lançar o DACHSER Emission-Free Delivery em mais doze cidades europeias: Amsterdã, Barcelona, Dublin, Hamburgo, Colônia, Londres, Málaga, Roterdã, Estocolmo, Toulouse, Varsóvia e Viena. Além disso, a empresa expandirá sua área de entrega de emissão zero existente em Paris.
“Deliberadamente estabelecemos a meta ambiciosa de dobrar o número de cidades atendidas pela DACHSER Emission-Free Delivery até o final de 2025”, diz Alexander Tonn, COO Road Logistics da DACHSER. “Nossas localizações de rede são altamente motivadas para atender ao desejo de nossos clientes por entregas urbanas mais sustentáveis. Alcançar nosso objetivo é baseado em nossas expectativas de que os caminhões elétricos leves se tornem muito mais prontamente disponíveis e a expansão da infraestrutura de carregamento acelere em toda a Europa”.
Graças ao seu sistema modular, o DACHSER Emission-Free Delivery é teoricamente adequado para qualquer cidade europeia. A DACHSER Emission-Free Delivery já está disponível em doze áreas de entrega definidas no centro da cidade, nomeadamente em Berlim, Copenhague, Dortmund, Friburgo, Madrid, Munique, Oslo, Paris, Porto, Praga, Estrasburgo e Estugarda. As doze áreas do centro da cidade anunciadas hoje serão adicionadas até o final de 2025. Usando um sistema modular adaptado aos requisitos locais, as filiais DACHSER implantam vans e caminhões elétricos a bateria, bem como bicicletas de carga eletricamente assistidas. As bicicletas são especialmente projetadas para grupagem e mercadorias pesadas em paletes. Dependendo dos requisitos específicos de um local, esse conceito também envolve o uso de pequenos terminais de transporte – conhecidos como microhubs – próximos aos centros das cidades. Nesses casos, as bicicletas de carga iniciam seus passeios no microhub e transportam mercadorias para zonas de pedestres movimentadas. Os e-caminhões, por sua vez, abastecem os microhubs com mercadorias ou, no caso de pacotes e paletes muito grandes ou muito pesados para o transporte de bicicletas, entregam as mercadorias diretamente aos destinatários.
“Geografia, estrutura social, administração: cada cidade tem seu perfil único, que levamos em consideração ao planejar e implementar uma área de entrega com emissão zero”, explica Tara Li, project manager DACHSER Emission-Free Delivery. “Ao mesmo tempo, podemos aproveitar nossa experiência adquirida em doze cidades europeias para identificar sinergias e potencial de otimização.”
As entregas da DACHSER no centro da cidade com zero emissões locais ajudam as administrações da cidade a melhorar a qualidade do ar e reduzir o ruído do tráfego. Como os caminhões elétricos e as bicicletas de carga não emitem poluentes atmosféricos, eles desempenham um papel importante em manter o ar limpo. A DACHSER compra apenas eletricidade gerada a partir de recursos renováveis para carregar sua frota. Isso reduz a zero as emissões operacionais de gases de efeito estufa da última milha. Também reduz bastante as emissões de ruído, enquanto o uso de bicicletas de carga significa menos congestionamento relacionado a caminhões. Os veículos elétricos a bateria também são uma boa notícia para os motoristas, que não estão mais expostos às vibrações do motor na cabine.
A DACHSER Emission-Free Delivery apoia a estratégia de proteção climática de longo prazo do fornecedor de logística. Ao promover o desenvolvimento sustentável dos negócios e focar em eficiência de processos e energia, inovação e responsabilidade inclusiva, a empresa familiar abre caminho para uma logística sustentável junto com seus clientes e parceiros.