O Audi Q6 e-tron é o primeiro veículo a utilizar a recém-desenvolvida Premium Platform Electric (PPE). Essa plataforma tecnológica, criada em conjunto pela Audi e Porsche, é projetada exclusivamente para veículos elétricos. É escalável para acomodar uma ampla gama de modelos nos segmentos de tamanho médio e luxo. O tamanho da bateria e a distância entre-eixos dos veículos também são escaláveis. Isso permite incluir modelos SUV e CUV, bem como modelos Sportback ou Avant, que fazem parte do segmento principal da gama da Audi.
Diante de todas essas novidades, a Audi está preparando o lançamento do modelo com todo o cuidado. Como parte da campanha de comunicação da Audi antes do lançamento do modelo, a primeira experiência com o protótipo do Audi Q6 e-tron ocorreu na primeira quinzena deste mês de julho, nas ilhas Faroé, um arquipélago situado entre a Escócia e a Islândia. Desta forma, a marca dos quatro argolas revelou, em fase experimental, uma prévia de várias tecnologias inovadoras do veículo e do trabalho da equipe de desenvolvimento.
O novo modelo redefinirá as referências da indústria em termos de desempenho, autonomia e carregamento. É também o primeiro modelo totalmente elétrico a sair da linha de produção em Ingolstadt, na Alemanha. Além disso, a sede da Audi em Ingolstadt se tornará a primeira fábrica da AUDI AG com sua própria instalação de montagem de baterias. O próximo Audi Q6 e-tron representa, portanto, a transformação global da marca em um fornecedor de mobilidade elétrica premium.
O Q6 e-tron não somente marca um novo capítulo em mobilidade elétrica na Audi. A tecnologia de iluminação é uma parte importante do DNA da Audi. Com a primeira assinatura de luz digital do mundo, o Audi Q6 e-tron anuncia uma nova era caracterizada por design e estética diferenciada e exclusiva da Audi.
A segunda geração da tecnologia OLED digital
Em 2016, a Audi apresentou uma nova tecnologia de iluminação para o setor automotivo no TT RS. Foi a primeira vez em que LEDs orgânicos (OLEDs) foram utilizados em lanternas traseiras. Os elementos de OLED são fontes de luz de superfície baseada em semicondutores, que geram luz com homogeneidade perfeita e altos valores de contraste. Seu brilho também é regulável. Além disso, a forma das luzes de OLED pode ser configurada livremente e dividida precisamente em segmentos comutáveis. Os cenários de iluminação dinâmicos nas lanternas traseiras de OLED também fizeram sua estreia no Audi TT RS.
Em 2020, os clientes do Audi Q5 puderam escolher uma assinatura de luz traseira individual pela primeira vez graças às lanternas traseiras de OLED digitais. Com essa realização, a Audi se tornou o primeiro fabricante automotivo a modificar a assinatura de luz traseira digitalmente. A mudança se baseou nas principais propriedades do OLED: alto contraste, segmentação em zonas comutáveis, elevada homogeneidade de luz e capacidade de dispor os segmentos de forma muito densa.
Em 2022, esta opção se tornou um padrão no Audi A8 com lanternas traseiras de OLED digitais. O sistema de barramento do carro permitiu que seu software controle cada painel de luz traseira e cada segmento de OLED individualmente. No A8, os clientes podem escolher entre três assinaturas de luzes traseiras via MMI; no S8, eles podem escolher entre quatro.
“A Audi reconheceu precocemente o potencial de uso da tecnologia OLED nas lanternas traseiras e, desde então, continuou a avançar sistematicamente seu desenvolvimento e digitalização como o único fabricante de carros a fazê-lo. Como resultado, podemos agora oferecer aos nossos clientes uma linha sempre renovada de funções de iluminação”, explica Stephan Berlitz, Chefe de Desenvolvimento de Iluminação. “OLEDs digitais são mais eficientes, mais luminosos e mais homogêneos que os sistemas de iluminação convencionais”, prossegue Berlitz, oferecendo um vislumbre do futuro: “Por causa do seu forte contraste, eles estão se transformando gradualmente em displays externos, fazendo deles um importante habilitador de comunicação com os arredores do carro. Com a função de indicação de proximidade, estamos utilizando a luz para interagir com os outros usuários na via desde 2020. O Audi Q6 e-tron agora acrescenta a luz de comunicação para melhorar ainda mais a segurança na via”, conclui.