De acordo com uma pesquisa inédita anunciada este mês, conduzida pelo IPEC e encomendada pela marca Gino-Canesten®, 49% das brasileiras nunca ouviram falar de vaginose, infecção que já acometeu 13% das 2 mil entrevistadas. Realizada com mulheres de todo o Brasil, com idade entre 16 e 60 anos, de classes A, B e C, a pesquisa buscou entender a relação e o conhecimento desse público sobre sua saúde íntima. A iniciativa está alinhada à ampliação do portfólio de Gino-Canesten®, marca da Bayer Consumer Health, pioneira na categoria de saúde íntima, que acaba de lançar um produto inovador para tratar os sintomas da vaginose: Gino-Canesten® Balance. Trata-se de um produto que auxilia no tratamento dos sintomas da vaginose como o cheiro desconfortável, logo nos primeiros dias de uso. O lançamento está alinhado ao propósito da Bayer Consumer Health na promoção do autocuidado.
Tanto a vaginose, como a candidíase são infecções que têm origem no desequilíbrio da flora vaginal e causam não apenas desconfortos físicos, mas também emocionais, como insegurança e vergonha, como confirmam os achados do estudo do IPEC, já que 68% das entrevistadas afirmam que a sua saúde íntima impacta muito em sua autoconfiança, autoestima e na forma como se enxergam. Outro dado relevante mostrado pela pesquisa é que 45% das entrevistadas sentem um certo desconforto em falar sobre sua saúde íntima, enquanto 30% delas sentem vergonha ou desconforto em comprar medicamentos para sua saúde íntima.
Falar sobre o tema pode até gerar desconforto para boa parte da população, mas isso não as impede de querer estar bem-informadas sobre a saúde da sua região íntima. Ainda que 85% das entrevistadas se considerem bem-informadas sobre sua saúde íntima, 95% delas afirmam querer saber mais sobre o assunto. Ou seja, a disseminação de informações sobre a saúde íntima é essencial, até para que consigam identificar quando algo não está normal.
“Todos esses dados só reforçam a importância de continuarmos, como marca líder global na categoria, atuando na oferta de informações que possam ajudar nossos consumidores a se libertarem da vergonha e do desconforto. Além disso, com o lançamento de Gino Canesten Balance reforçamos também nosso pilar de autocuidado. Sabemos dos tabus que envolvem essa categoria e, ao desenvolvermos o primeiro produto para saúde com foco no tratamento dos sintomas da vaginose sem necessidade de prescrição médica, facilitamos o seu acesso, o que contribui com essas questões. Consideramos nossa responsabilidade ser um agente de mudança positiva em busca de uma saúde íntima livre de tabus, e é esse nosso propósito como marca”, afirma Cristina Hegg, Diretora de Marketing da Bayer Consumer Health no Brasil.
Gino-Canesten® Balance é um produto para saúde em gel que auxilia nos sintomas da vaginose, como o cheiro desconfortável, já nos primeiros dias de uso. O tratamento é composto por aplicadores convenientes e higiênicos já preenchidos com a dose certa para ser utilizado 1 vez por dia, preferencialmente à noite.
A vaginose bacteriana acontece quando o pH da vagina está desbalanceado, o que permite que algumas bactérias ruins se proliferem (principalmente a Gardnerella vaginalis). Seus principais sintomas são odor intenso e desagradável, e corrimento acinzentado. Através do glicogênio e ácido lático presente em sua fórmula, o novo Gino-Canesten® Balance reequilibra o pH e a flora vaginal, tratando os sintomas.