A Henkel aumentou significativamente as vendas e os lucros no primeiro semestre de 2023 dentro de um ambiente econômico que segue desafiador.
“Conseguimos alcançar um crescimento muito forte em ambas as unidades de negócio. Ao mesmo tempo, conseguimos melhorar significativamente nossos ganhos, apesar dos ventos contrários contínuos dos altos preços de materiais e logística. Após o forte desempenho no primeiro semestre do ano, estamos confiantes para o restante do ano e aumentamos significativamente nossa orientação para o ano inteiro de vendas e lucros”, disse o CEO da Henkel, Carsten Knobel.
“Também fizemos bons progressos na implementação da nossa Estratégia de Crescimento com Propósito nos primeiros seis meses do ano. Na unidade de negócio Consumer Brands, estamos avançando na integração mais rapidamente do que o planejado. Ao mesmo tempo, estamos aprimorando nosso portfólio em direção a marcas e produtos de alta margem e crescimento. Isso também se reflete nos ganhos da unidade de negócio. Na unidade de negócio Adhesive Technologies, alinhamos a estrutura organizacional de modo a estar ainda mais próxima dos nossos clientes para expandir nossa posição de liderança global e aumentar ainda mais o ímpeto de crescimento. Além disso, estamos impulsionando iniciativas importantes nas áreas da sustentabilidade e digitalização para melhorar ainda mais a nossa posição competitiva”, explicou Carsten Knobel.
Perspectivas elevadas para o ano fiscal de 2023
A nível do Grupo, a Henkel espera agora um crescimento orgânico das vendas de 2,5% a 4,5% no ano fiscal de 2023 (anteriormente: 1% a 3%). Para a unidade de negócio Adhesive Technologies, espera-se um crescimento entre 2% e 4% (anteriormente: 1% a 3%), e para a unidade de negócio Consumer Brands, entre 3% e 5% (anteriormente: 1% a 3%). O retorno ajustado das vendas (margem EBIT) ao nível do Grupo deverá agora situar-se entre 11% e 12,5% (anteriormente: 10% a 12%). Para a unidade de negócio Adhesive Technologies, espera-se um retorno ajustado sobre as vendas na faixa de 13,5% e 15% (anteriormente: 13% a 15%), e para a unidade de negócio Consumer Brands de 9,5% e 11% (anteriormente: 7,5% a 9,5%). Para o desenvolvimento do lucro ajustado por ação preferencial (LPA) a taxas de câmbio constantes, a Henkel agora espera um aumento na faixa de +5% a +20% (anteriormente: -10% a +10%).
Evolução das vendas e dos lucros no primeiro semestre de 2023
Com 10.926 milhões de euros, as vendas do Grupo no primeiro semestre de 2023 ficaram em 0,1% acima do nível do ano anterior (Q2: 5.316 milhões de euros, -5,8%). Isso corresponde a um crescimento orgânico de vendas de 4,9% (Q2: 3,2%). Os efeitos cambiais tiveram um impacto negativo no desenvolvimento das vendas de -2,5% (Q2: -5,8%). As aquisições e desinvestimentos reduziram as vendas em -2,2% (Q2: -3,2%).
O crescimento das vendas no primeiro semestre foi impulsionado por ambas as unidades de negócio. Adhesive Technologies registou um crescimento orgânico de vendas de 4,7%, impulsionado pelas áreas de negócio Mobility & Electronics e Craftsmen, Construction & Professional. Consumer Brands alcançou um crescimento orgânico de vendas de 5,7%, impulsionado pelas áreas de negócio de Laundry & Home Care e Hair.
No primeiro semestre, o crescimento orgânico das vendas na região da Europa atingiu 2,4% (Q2: 0,8%). Na região do IMEA (Índia, Oriente Médio e África), as vendas aumentaram em 25,7% (Q2: 23,6%). A América do Norte registrou um crescimento de vendas de 3,8% (Q2: 0,9%). A região da América Latina registrou um crescimento de vendas de 13,2% (Q2: 9,4%). Por outro lado, a região da Ásia-Pacífico registrou venda orgânica negativa de -2,7% (Q2: -0,6%), principalmente devido ao ambiente de mercado persistentemente desafiador na China.
O retorno ajustado das vendas (margem EBIT ajustada) aumentou 80 pontos base, para 11,5%.
O lucro ajustado por ação preferencial subiu para 2,13 euros no primeiro semestre de 2023. Mesmo com as taxas de câmbio constantes, trata-se de um aumento de 14,4% em relação ao período do ano anterior.
O capital de giro líquido aumentou 0,8%, para 6,1% das vendas (período do ano anterior: 5,2%).
A posição financeira líquida em 30 de junho de 2023 ascendeu a -1.311 milhões de euros (31 de dezembro de 2022: -1.267 milhões de euros).
Em 20 de abril de 2023, a Henkel anunciou a assinatura de um acordo para vender suas atividades comerciais na Rússia a um consórcio de investidores financeiros locais. A empresa havia anunciado a saída de suas operações russas após o ataque russo à Ucrânia no ano passado. A transação foi fechada e o preço de venda ascende a 54 bilhões de rublos (cerca de 600 milhões de euros).