A thyssenkrupp anuncia que está avançando em sua transformação por meio da reorganização do seu portfólio e do lançamento de seu programa global de desempenho “APEX”. A thyssenkrupp rothe erde (unidade de negócios de rolamentos), a thyssenkrupp nucera, a Uhde e a Polysius, que possuem tecnologias-chave para a descarbonização da indústria, serão combinadas no início do novo ano fiscal, no novo segmento chamado Decarbon Technologies. O Conselho de Supervisão da thyssenkrupp AG aprovou os planos da Diretoria Executiva.
Com a criação do novo segmento, a thyssenkrupp se posiciona como líder em tecnologia para a transição energética e fornece total visibilidade às suas extensas capacidades para a transformação verde.
Paralelamente à reorganização do seu portfólio, a thyssenkrupp está lançando o programa integrado de desempenho “APEX” para ajudar a alcançar as metas financeiras comunicadas no Capital Market Day, em dezembro de 2021, mesmo em um ambiente consistentemente desafiador. A thyssenkrupp visa alcançar uma margem EBIT ajustada de 4% a 6% para a companhia no médio prazo, um fluxo de caixa livre significativamente positivo antes de fusões e aquisições e um pagamento contínuo e confiável de dividendos para seus acionistas.
Miguel López, CEO da thyssenkrupp AG, afirma: “A thyssenkrupp possui tecnologias globais de ponta em suas empresas para reduzir grande parte das atuais emissões de CO2. Pretendemos explorar sistematicamente o grande potencial desses negócios e transformá-los em crescimento orientado pelo valor. Para isso, estamos estabelecendo o segmento Decarbon Technologies – nossa ’green industrial powerhouse’. Ao mesmo tempo, com nosso programa de desempenho, estamos preparando todas as nossas empresas para aumentar rapidamente e de forma sustentável sua lucratividade para níveis de referência e aproveitar ao máximo nossas oportunidades de mercado. Ambos são fatores críticos de sucesso, assim como no campo de futebol: por meio do programa de desempenho, estamos melhorando a estabilidade, velocidade e resistência.”
A otimização bem-sucedida do portfólio e foco em temas futuros
Como parte de sua transformação, a thyssenkrupp está concentrando todos os seus negócios em questões futuras e novas tecnologias. Dessa forma, a companhia está criando as condições necessárias para se beneficiar das imensas oportunidades que envolvem a transformação verde.
Com a reestruturação do portfólio agora resolvida, os antigos segmentos Multi Tracks e Industrial Components serão dissolvidos. Os negócios Automation Engineering e Springs & Stabilizers, que permanecem no Multi Tracks, serão alocados no segmento Automotive Technology. Os processos de disposição iniciados para ambas as unidades serão continuados. A Forged Technologies (anteriormente Industrial Components) também fará parte da Automotive Technology no futuro devido à mesma estrutura de clientes finais. Dessa forma, a thyssenkrupp simplifica significativamente sua estrutura. No futuro, a thyssenkrupp compreenderá os segmentos Automotive Technology, Decarbon Technologies e Material Services, bem como as unidades Steel Europe e Marine Systems, cuja pretensão é que passem por processos de spin-off.
Decarbon Technologies reúne negócios com tecnologias verdes-chave
O novo segmento Decarbon Technologies, que gerou vendas de cerca de 3 bilhões de euros no exercício de 2021/2022 (pro forma), terá, no futuro, cerca de 15 mil colaboradores. A sede do segmento será localizada em Dortmund, na Alemanha, devido à sua proximidade geográfica com os negócios. Outras localidades em regiões de crescimento, como o Oriente Médio, estão sendo analisadas. A criação de codeterminação corporativa e empresarial, na forma de um Conselho de Supervisão e um Conselho de Trabalhadores, está planejada. O segmento será gerenciado pelo CEO da thyssenkrupp AG, Miguel López.
A Decarbon Technologies compreende os negócios da thyssenkrupp rothe erde, thyssenkrupp nucera, Uhde e Polysius. Essas unidades combinam muitos anos de experiência, conhecimento internacional especializado em engenharia de plantas, uma extensa base instalada e relacionamentos próximos com os clientes.