Uma logística flexível, eficiente e sustentável de peças de reposição é um fator importante de sucesso para a Daimler Truck e seus clientes no mundo todo. O fornecimento rápido e abrangente dos diversos itens permite que as frotas de veículos passem o máximo de horas possível em operação, com o mínimo necessário de paradas. No coração do fornecimento de peças de reposição da Mercedes-Benz Trucks, uma central de logística totalmente nova, a Daimler Truck Global Parts Center, está sendo construída em Halberstadt, no estado da Saxônia-Anhalt, na Alemanha.
“Nossa nova Central Global de Peças é o maior projeto logístico da história da nossa Companhia. Desde que anunciamos o novo local, em janeiro deste ano, tivemos um progresso rápido. Graças à excelente cooperação com a cidade, o condado e o estado, podemos comemorar o lançamento da pedra fundamental dessa nova central de logística apenas alguns meses depois. No futuro, ela desempenhará um papel crucial para manter nossos caminhões em funcionamento e, portanto, a economia e a sociedade”, Jörg Howe, Representante Geral da Daimler Truck AG, responsável por Comunicações Globais e Assuntos Externos.
Central Global de Peças de Halberstadt e a sustentabilidade
Cerca de 2.600 fornecedores da Mercedes-Benz Trucks enviarão suas peças ao novo centro logístico no futuro. Halberstadt se tornará assim o coração do fornecimento mundial de peças de reposição para caminhões Mercedes-Benz. Num processo logístico de três fases, a nova central vai servir cerca de 20 centros logísticos regionais em todo o mundo – em, por exemplo, vários países europeus, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Brasil e China – que por sua vez fornecerão aos revendedores regionais.
Na primeira fase de expansão, o novo edifício no Parque Industrial Leste em Halberstadt terá uma área bruta de cerca de 270.000 metros quadrados, com cerca de 260.000 metros quadrados de espaço logístico. Serão criados até 450 empregos qualificados no local. Após outras etapas de construção, como também a integração de atividades adicionais relacionadas à logística global de peças, serão criados até 600 empregos no local.
A nova central de logística está planejada desde o início para ser uma operação livre de emissões de CO2: o conceito energético dispensa completamente os combustíveis fósseis. Gás natural e petróleo não serão necessários. O local será aquecido com bombas elétricas de aquecimento que trazem calor para o edifício por meio de sistemas de aquecimento sob o piso. Devido às baixas temperaturas da água de aquecimento e ao efeito de armazenamento nos pisos industriais, será alcançado um elevado nível de eficiência energética.
Além disso, pretende-se equipar as coberturas com sistemas fotovoltaicos, que poderão gerar até 13 milhões de kWh de energia elétrica por ano. Isso é mais eletricidade do que será consumida no local. A energia excedente será disponibilizada para outras unidades da Daimler Truck na Alemanha. Assim, os telhados das dependências serão “verdes”.
Os funcionários terão à disposição um grande número de estações de recarga para veículos elétricos e bicicletas elétricas. Também estarão disponíveis opções de recarga adequadas para os caminhões dos fornecedores, cujas frotas estão sendo gradualmente eletrificadas.
Fonte de abastecimento para a Mercedes-Benz do Brasil
Atualmente, a Central de Peças da Mercedes-Benz Trucks na Alemanha é uma das fontes de abastecimento para a Mercedes-Benz do Brasil, além de outros 400 fornecedores nacionais. Com a alteração de local na Alemanha, o processo continua o mesmo. O que mudará é que a nova central em Halberstadt vai se tornar o coração para o fornecimento global de peças de reposição para os veículos da marca. No futuro, as entregas de peças serão feitas a partir desse ponto central, eliminando rotas de transporte adicionais e reduzindo o tempo do processo para que as peças sejam disponibilizadas.