A Evonik assinou um acordo para desenvolver, escalar a produção e produzir comercialmente catalisadores de leito fixo para aplicações móveis da tecnologia LOHC (Liquid Organic Hydrogen Carrier) da Hydrogenious Technologies, baseada no benzil tolueno (BT).
O processo seguro, econômico e flexível liga quimicamente o hidrogênio sintetizado por energia sustentável ao LOHC-BT, que então é transportado para o local do usuário, onde o hidrogênio é liberado para uso industrial ou do consumidor – ou, na aplicação móvel, liberado a bordo para alimentar unidades de propulsão.
O processo LOHC da Hydrogenious usa benzil tolueno como material de transporte, apresentando segurança competitiva e vantagens econômicas. O óleo térmico, que é carregado com hidrogênio, é pouco inflamável e não explosivo, com um potencial de risco comparável ao do combustível diesel. Ele pode ser armazenado em temperatura e pressão ambiente, tem um nível de densidade de armazenamento competitivo e é reutilizável como transportador de hidrogênio centenas de vezes.
“Estamos comprometidos em trazer nossa expertise em catálise para desenvolver processos em conjunto com a equipe da Hydrogenious, o que ajudará a transformar a indústria de matéria-prima de origem fóssil em sustentável”, disse Michael Frey, Responsável pela linha de Poliolefinas e Catalisadores de Processo Contínuo da Evonik.
“No transporte de hidrogênio por longas distâncias, os transportadores orgânicos líquidos desempenham um papel particularmente importante. Para superar os desafios catalíticos associados ao uso de aplicações a bordo, é necessária a customização, com base em uma experiência extensa e comprovada”, acrescentou.
“A flexibilidade e a escalabilidade da nossa tecnologia LOHC aceleram o aumento da economia do hidrogênio porque podemos aproveitar a infraestrutura de combustível líquido existente”, disse o Dr. Caspar Paetz, Diretor de Tecnologia (CTO) da Hydrogenious LOHC Technologies.
“Estamos felizes em trabalhar com a Evonik para aprimorar ainda mais a nossa tecnologia – sua experiência em adaptar catalisadores a necessidades específicas é uma parte essencial do processo de desenvolvimento”, acrescentou. Espera-se que os catalisadores para plantas-piloto e unidades comerciais estejam disponíveis a partir de 2026.