Siemens publica Relatório de Sustentabilidade

Foto: Shutterstock

A Siemens publicou seu Relatório de Sustentabilidade para o exercício fiscal de 2023. Desde o ano base de 2019, as emissões de CO2 provenientes das próprias operações da Siemens foram reduzidas pela metade. Adicionalmente, mais de 90% dos negócios da Siemens permitem que os clientes tenham um impacto positivo na sustentabilidade: as tecnologias da Siemens vendidas no exercício fiscal de 2023 ajudarão os clientes a evitar cerca de 190 milhões de toneladas de emissões de CO2, um aumento de cerca de 24% em comparação ao ano anterior.

“Estamos progredindo de forma consistente em direção às nossas metas ambiciosas de sustentabilidade”, afirmou Judith Wiese, Diretora Global de Pessoas e Sustentabilidade e membro do Board da Siemens AG, responsável pelo Brasil. “Estamos efetivamente contribuindo para combater a mudança climática e impulsionando a transformação sustentável de nossos clientes e das economias. A tecnologia é a chave para um futuro sustentável, e são as pessoas que desenvolvem essa tecnologia. Para transformar com sucesso a sociedade e a economia, habilidades focadas em digitalização, tecnologia e sustentabilidade são fundamentais para enfrentar esse desafio”, continuou Wiese.

A Siemens estabelece suas metas ambientais, sociais e de governança (ESG) por meio de sua estrutura estratégica chamada DEGREE, considerando a sustentabilidade em todos os aspectos. A empresa adota uma abordagem holística em seis campos de atuação: descarbonização, ética, governança, uso eficiente de recursos, equidade e empregabilidade — com indicadores-chave de desempenho (KPIs) rigorosos e mensuráveis.

A Siemens também está avançando em sua jornada para alcançar a neutralidade de carbono até 2030. A empresa reduziu pela metade suas emissões de CO2 relacionadas às operações desde o ano base de 2019. Isso a coloca em uma posição inicial sólida para alcançar suas metas ambiciosas. Até o final do exercício fiscal de 2025, a Siemens pretende alcançar uma redução física de 55% nas emissões de CO2 de suas operações e pretende diminuí-las em cerca de 90% até 2030. Ao aderir à iniciativa Science Based Targets (SBTi), a empresa está alinhada com o principal objetivo do Acordo de Paris, contribuindo para limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius.

Já no campo da equidade de gênero, antes mesmo da meta de 2025, a Siemens aumentou a representação de mulheres em cargos de liderança. No exercício fiscal de 2023, as mulheres ocupavam 31% desses cargos, em comparação com 23% no ano base de 2020. Esse progresso foi impulsionado, entre outras coisas, pelo Programa Global de Equidade da empresa, focado em igualdade de direitos e tratamento equitativo em processos de candidatura e promoções. No geral, as mulheres representavam cerca de 27% da força de trabalho global da Siemens AG no exercício de 2023.