A cosnova anuncia um crescimento global de 32% em comparação com 2022 e um aumento nas vendas de mais de 30% pelo segundo ano consecutivo. Com vendas líquidas de 817 milhões de euros, o Grupo cosnova superou as próprias metas para o exercício recentemente concluído. A pioneira da indústria da beleza abriu caminho para isso nos últimos anos, com extensos investimentos estratégicos desde o início e durante a pandemia do COVID-19.
No meio de um clima de cautela econômica e de hesitação do consumidor em tempos de incerteza, o apelo das marcas da cosnova, Essence e Catrice, atingiu níveis incomparáveis. Esmaltes, batons e uma série de outros produtos de maquiagem estão enfrentando uma demanda sem precedentes. Esta popularidade elevada não é apenas uma resposta à evolução das preferências dos consumidores pós-COVID, marcados por um desejo crescente por cosméticos coloridos, mas também é uma prova da dedicação duradoura da cosnova. Ancorada pela missão de “fazer com que todos se sintam mais bonitos” e reforçada por um compromisso constante em fornecer produtos inovadores do mais alto calibre cosmético a preços acessíveis, a cosnova continua a florescer.
A cosnova não só aumentou a sua quota de mercado em todas as regiões globais, abrangendo tanto lojas físicas como plataformas de comércio eletrônico, mas também ampliou a sua presença no varejo e reforçou os canais de distribuição em quase 90 países onde opera.
No seu mercado nacional, a Alemanha, a cosnova conseguiu expandir significativamente a sua posição no mercado, alcançando um crescimento de 36%. Em outros países da Europa, a empresa alcançou taxas de crescimento de 38%. Este aumento estende-se aos mercados globais, com uma taxa de crescimento global de 24% em comparação com o ano anterior.
Os mercados emergentes também desempenham um papel proeminente na estratégia global abrangente da cosnova. Em 1º de outubro de 2023, Dennis Martin ingressou na equipe de gestão executiva como Chief Emerging Markets Officer (CEMO) com o objetivo de aprimorar o foco da empresa nestas regiões. Na sua nova posição, ele é o principal responsável por desenvolver ainda mais os mercados em crescimento na América Latina, Médio Oriente, Ásia e África.
A cosnova dedica-se à sustentabilidade desde a sua criação e, ao longo do último ano, tomou medidas significativas para reduzir ainda mais a sua pegada ecológica. Um marco fundamental na sustentabilidade foi a eliminação completa de partículas microplásticas das marcas Essence e Catrice desde março de 2023. Isto representa um marco significativo para a cosnova e para a indústria em geral. A cosnova continua a ser pioneira, superando os requisitos e proibições da UE que só agora entram em vigor para produtos com microplásticos adicionados intencionalmente.
“Embora as condições econômicas globais sejam atualmente desafiadoras, estamos convencidos de que continuaremos a crescer no futuro. Isto aplica-se tanto ao mercado nacional como internacional”, acrescenta Javier González, Cofundador e Presidente da cosnova. “Os investimentos substanciais que fizemos nos últimos quatro anos e a nossa orientação sustentável deram-nos uma base sólida para isso. Após este ano financeiro sensacional, estamos extremamente otimistas em relação à terceira década de história da nossa empresa.“