A nova edição da pesquisa de tendências da Symrise, a trendscope 2024+, apresentou uma visão geral das tendências atuais de consumo e dos desenvolvimentos futuros em alimentos e bebidas. Segundo a pesquisa, a saúde e a naturalidade continuam como os temas de tendência mais relevantes. Ao mesmo tempo, a inovação climaticamente inteligente e o consumo circular estão se tornando mais importantes, enquanto a digitalização exerce um efeito de rápido crescimento na vida dos consumidores e na indústria. Ao combinar métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos, o estudo serve como uma base para o desenvolvimento de soluções de sabor, nutrição e saúde preferidas pelos consumidores.
“Os comportamentos e mentalidades dos consumidores mudam ao longo do tempo, assim como suas demandas por alimentos e bebidas”, afirma Leif Jago, Gerente de Marketing Global de Alimentos e Bebidas da Symrise. “O trendscope nos permite monitorar de perto e antecipar as mudanças do mercado. Isso cria uma base importante para projetar soluções que atendam a essas necessidades em evolução.”
Para decodificar as últimas tendências de consumo de alimentos e bebidas, o trendscope combina diferentes métodos de análise. A pesquisa qualitativa contém, por exemplo, uma meta-análise de relatórios de consumidores e triagem de startups e mídias sociais. A pesquisa quantitativa compreende uma meta-análise de estudos e pesquisas existentes relacionadas ao comportamento e mentalidade do consumidor. Além disso, a escuta das redes sociais e a previsão de tendências baseadas em IA apoiam as descobertas. Isto anda de mãos dadas com uma análise dos pontos urbanos de destaque. Em doze localidades globais, a Symrise conduziu 24 entrevistas com criadores de tendências selecionados, como blogueiros de culinária, jornalistas e caçadores de tendências.
“O escopo global da ferramenta nos permite adaptar as tendências às especificidades regionais. Com base nisso, podemos desenvolver soluções de sabor, nutrição e saúde e adaptá-las às demandas dos consumidores em regiões e categorias específicas.”, conclui Jago.
A pesquisa da Symrise identificou seis megatendências. A “digitalização” constitui uma macrotendência subjacente que permeia todas as áreas da vida, e que se tornou um divisor de águas para a inovação. Os outros cinco itens representam grupos de tendências com diversas subtendências.
A “Sustentabilidade Proposital” centra-se na urgência de agir de forma a poupar recursos. Inclui também o desejo do consumidor de fazer escolhas de produtos com impacto positivo no clima.
O cluster “Delícias Naturais” centra-se no desejo de produtos naturais e de rótulo limpo à base de plantas. Isso vem com um olhar mais crítico em relação aos ingredientes e métodos de produção.
Outro cluster diz respeito ao “Estilo de Vida Saudável”. Os consumidores começaram a considerar que o bem-estar físico e mental andam juntos. Os produtos que apoiam a saúde mental e o bem-estar emocional recebem um impulso.
As “Descobertas Emocionais” apresentam o desejo dos consumidores por conexão social e experiências memoráveis após a pandemia. Ao mesmo tempo, exigem padrões mais elevados de originalidade, qualidade e autenticidade na descoberta de novos sabores.
O cluster “Satisfação Premium” é fortemente caracterizado pela orientação de valor. Os consumidores procuram momentos de satisfação em tempos de aumento do custo de vida. Eles tentam encontrar a felicidade nas pequenas coisas.
Os especialistas da Symrise usam os insights do trendscope para investigar o que eles significam para o portfólio da empresa. “Operamos de forma ágil e estamos atentos às competências que precisamos abordar diante das importantes necessidades dos consumidores. Queremos apoiar nossos clientes na consecução de seus objetivos e, ao mesmo tempo, contribuir para o crescimento sustentável da Symrise”, acrescenta Regine Lueghausen, Vice-Presidente de Marketing Global de Alimentos e Bebidas da Symrise.