Voith publicou seu Relatório de Sustentabilidade referente ao ano fiscal de 2022/23. Na 14ª edição de seu Relatório de Sustentabilidade anual, Voith apresenta informações sobre importantes decisões para o futuro do Grupo, incluindo o realinhamento da estratégia mundial de proteção climática da Voith e seu comprometimento com a gestão corporativa sustentável.
Um dos focos da estratégia de sustentabilidade da Voith é maximizar a eficiência do aproveitamento de recursos. Em comparação com o ano fiscal anterior, o consumo de energia, a captação de água limpa e a geração de resíduos no atual ano fiscal de 2022/23 caíram respectivamente 8,5%, 6,6% e 11,3% em termos do faturamento do Grupo. O comprometimento da Voith com a proteção climática também avançou: No último ano fiscal, as emissões de gases de efeito de estufa (GEEs) nas unidades mundiais da empresa registraram uma redução de 13% em comparação com o ano anterior.
Para continuar avançando na redução das emissões de GEEs, em janeiro de 2024 a Voith realinhou sua estratégia de proteção climática ao aderir à iniciativa Science Based Targets (SBTi). Para isso, a empresa definirá metas climáticas baseadas na ciência conforme as disposições do Acordo Climático de Paris. “Tenho certeza de que podemos ter a proteção climática mais eficaz e coerente aproveitando nossas próprias ideias e recursos”, afirma o CEO da Voith, Dr. Toralf Haag.
Também em janeiro de 2024, a Voith aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas, a maior iniciativa mundial voltada à promoção de uma governança corporativa sustentável e responsável. Ao fazê-lo, a Voith reafirma seu compromisso com os dez princípios do Pacto Global, abrangendo as áreas de direitos humanos e trabalhistas, meio ambiente e combate à corrupção.
A Voith regularmente conta com agências independentes de classificação para certificar seu desempenho em sustentabilidade. Na avaliação da agência internacional de classificação ISS ESG, em 2023 o desempenho de sustentabilidade da Voith conquistou, pela terceira vez consecutiva, a classificação B- (‘bom’), além do status ‘Prime’ pela sexta vez consecutiva. Esse resultado situa a Voith entre as melhores empresas de engenharia mecânica do mundo na área de sustentabilidade.
Em sua estratégia de sustentabilidade, a Voith aplica as soluções das três Divisões do Grupo para ajudar clientes a alcançar suas metas de proteção ambiental e climática.
A Voith Hydro dá uma importante contribuição para garantir um fornecimento de eletricidade estável e de baixas emissões por meio da hidreletricidade. Isso inclui o desenvolvimento de soluções para tornar a hidrogeração ainda mais sustentável. Os principais pontos de partida para isso são a proteção dos peixes, a preservação da qualidade da água e a maximização da eficiência energética. Algumas turbinas compactas desenvolvidas pela Voith, por exemplo, operam sem óleo lubrificante para impedir qualquer contaminação da água.
Já a Voith Paper promove uma produção papeleira que economiza recursos e minimiza o impacto sobre o clima. Além de fornecer soluções que permitem reduzir as emissões de carbono de papeleiras em cerca de 10%, a Voith oferece sistemas de gestão da água que operam com ciclos totalmente fechados, eliminando os efluentes da produção de papel.
A Voith Turbo, por sua vez, contribui para a mobilidade ecológica do futuro com soluções de acionamento de máxima eficiência, como os sistemas de acionamento elétricos para ônibus urbanos e intermunicipais e caminhões médios. No ano passado, a Voith Turbo recebeu o ‘Prêmio de Tecnologia Ambiental’ concedido pelo Ministério do Meio Ambiente, Proteção Climática e Setor Energético do estado alemão de Baden-Württemberg. Também buscando promover a mobilidade ecológica, a Voith vem focando o desenvolvimento de soluções alternativas de acionamento movidas a hidrogênio.