A partir de 1º de janeiro de 2025, Helena Melnikov assumirá o cargo de nova Diretora-Geral Executiva da Câmara Alemã de Comércio e Indústria (DIHK, em sua sigla em alemão), com sede em Berlim. Em 13 de junho, a Assembleia Geral da DIHK elegeu a advogada de 42 anos como sucessora de Martin Wansleben, que se aposentará no final de 2024 após 23 anos de contribuição com a instituição.
“Helena Melnikov emergiu como uma candidata de destaque em um processo de vários meses e um procedimento rigoroso entre candidatos de alto calibre”, disse Peter Adrian, Presidente da DIHK, que liderou a comissão de seleção. “Estamos felizes em encontrar uma pessoa tão competente e engajada como ela. Assim, podemos garantir uma sucessão oportuna de Martin Wansleben, permitindo que sejamos plenamente operacionais em um momento extremamente desafiador para a economia alemã”, completou Adrian.
Atualmente, Melnikov trabalha como Diretora-Geral da Associação Federal de Administração, Compras e Logística de Materiais (BME), com sede central em Eschborn, onde também faz parte do Conselho desde 2021. Anteriormente, de 2014 a 2021, foi Diretora-Geral da Associação de Bens da Bolsa de Valores de Hamburgo. Antes disso, atuou por três anos como Chefe do Departamento Jurídico e Concorrencial na Associação Federal de Atacado, Comércio Exterior e Serviços (BGA) em Berlim.
Após sua eleição, Melnikov disse: “Agradeço a confiança que foi depositada em mim. É uma grande honra assumir a responsabilidade por este cargo politicamente relevante. Em tempos economicamente desafiadores como os atuais, este papel assume uma importância especial. A DIHK é um dos defensores mais importantes da economia alemã em Berlim e Bruxelas, bem como por meio das AHKs em todo o mundo. Meu objetivo é representar vigorosamente os interesses das empresas e fortalecer ainda mais a excelente rede das IHKs e AHKs. Usar minha voz com toda a força pelos interesses da economia alemã é um dos principais objetivos do meu novo papel.”
Helena Melnikov nasceu no atual Uzbequistão e cresceu na antiga União Soviética. Aos oito anos, mudou-se para a Alemanha com sua família, onde se formou no ensino médio em 2001. Além de alemão, ela fala fluentemente inglês e russo. Helena Melnikov é casada e tem dois filhos.
Até a posse da nova Diretora-Geral em 1º de janeiro de 2025, Martin Wansleben permanecerá no cargo. A DIHK é a organização central das 79 IHKs, que representam mais de três milhões de empresas associadas – desde pequenos quiosques e empresas familiares de médio porte até grandes corporações. É uma corporação de direito público e, de acordo com a lei das IHKs, também coordena a rede global das Câmaras de Comércio Alemãs no Exterior (AHKs), com mais de 150 escritórios em 93 países.