A Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) recebeu nesta quinta-feira (20), a 11ª Rodada de Negócios do RME Conecta.
Promovido pela Rede Mulher Empreendedora, o encontro conectou mulheres empreendedoras certificadas pelo programa com representantes de grandes corporações das áreas de Marketing, Compras, Supply Chain, Procurement, Recursos Humanos e Responsabilidade Social.
O matchmaking é um programa de compras inclusivas sensíveis a gênero e que tem como objetivo fomentar compras inclusivas e a diversificação da cadeia de suprimentos das grandes empresas, além de oferecer suporte ao empreendedorismo feminino.
A Rodada de Negócios contou com cerca de 16 empreendedoras participantes e 7 empresas, possibilitando mais de 25 reuniões.
“A partir de pesquisas realizadas com as empreendedoras que fazem parte da nossa rede e grandes empresas, entendemos que o avanço do tema de compras inclusivas envolve três desafios principais. O primeiro deles é o conhecimento de como abordar as grandes empresas, seguido pela compreensão dos processos corporativos e como se adequar a eles. Por fim, temos ainda o longo prazo de pagamento, que pode ser muito desafiador para as empreendedoras que ainda não possuem um alto fluxo de caixa”, explicou Ana Fontes, Fundadora da Rede Mulher Empreendedora, completando que o papel da instituição é, justamente, “mostrar que é possível chegar em uma equação que faça sentido para os dois lados. Acreditamos que educação e conexão são as chaves para fomentar a empatia de olhar para os dois lados e a Rede atua como um mecanismo para conectar as empreendedoras às grandes empresas.”
“O impacto social é um tema muito importante para as nossas companhias associadas e, por isso, a parceria com a Rede Mulher Empreendedora é tão valiosa para nós. Como representantes oficiais da economia alemã no Brasil, queremos estimular nossas associadas a se comprometerem com a pauta de compras inclusivas”, afirmou Stephanie Viehmann, Diretora da Comunicação da AHK São Paulo.
O programa conta com o apoio da ONU Mulheres, Pacto Global, Movimento Mulher 360 e, desde 2022, também da AHK São Paulo. Essa foi a segunda edição da Rodada de Negócios do RME Conecta sediada pela instituição.
Em mais de 5 anos de existência, o programa RME Conecta já certificou 47 negócios liderados por mulheres e engajou mais de 60 grandes empresas. Isso contabiliza mais de 2 milhões de reais faturados em vendas B2B pelos negócios certificados por meio de conexões geradas pelo programa.
Para mais informações sobre o programa, clique aqui.