No Dia Mundial do Refugiado, 20 de junho, a Aldeias Infantis SOS em Porto Alegre (RS) recebeu um evento em homenagem aos migrantes e refugiados que vivem na capital gaúcha. Poucas semanas após a catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, a ação, realizada pelo Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) com apoio da World Central Kitchen e Migraflix, foi um ato simbólico de agradecimento às comunidades locais que recebem com atenção e cuidado o público migrante de países estrangeiros.
Durante o dia, pessoas migrantes e refugiadas ofereceram aos brasileiros que residem no bairro Sarandi uma refeição com ingredientes típicos de seus países de origem como forma de gratidão pelo acolhimento.
O evento contou com a presença do Vice-Governador do Rio Grande do Sul, Gabriel de Souza, e representantes de órgãos estaduais e municipais, que conheceram a unidade da Aldeias Infantis SOS, conversaram com o público e, também, experimentaram um pouco da culinária latina.
Desde 2018, A Aldeias Infantis SOS, por meio do Programa Brasil Sem Fronteiras, oferece acolhimento às famílias de venezuelanos e afegãos em situação de refúgio, em parceria com o ACNUR. Desde então, cerca de 5 mil pessoas participaram do programa, que oferece moradia adequada, alimentação, acesso a serviços de saúde e educação.
A Aldeias Infantis SOS (SOS Children’s Villages) é uma organização global, de incidência local, que atua no Cuidado e Proteção de crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.