A divisão de Monômeros da BASF anuncia um aumento na capacidade de produção de metilato de sódio em seu último evento para clientes em Guaratinguetá, São Paulo. No segundo trimestre, a empresa aumentou a capacidade nominal de sua fábrica de metilato de sódio em Guaratinguetá, Brasil, para 90.000 toneladas métricas por ano.
Durante o evento, a BASF compartilhou com os clientes as iniciativas locais de sua unidade de produção em Guaratinguetá, bem como sua perspectiva para a produção de metilato de sódio. Em seu discurso principal, o Presidente de Monômeros, Dr. Ramkumar Dhruva, destacou o valor estratégico da ampliação: “Este aumento de capacidade é mais um passo da nossa expansão de negócios para metilato de sódio na região da América do Sul e ressalta nosso compromisso com nossos clientes e com o mercado sul-americano de biodiesel. Juntamente com nossos parceiros de longo prazo, continuaremos nosso caminho para criar valor sustentável para a região.”
“Estou muito feliz em comemorar essa importante expansão junto com nossos clientes e estou ansioso para continuar a desenvolver soluções inovadoras para a região juntos”, disse Alejandro Ludovico Bossio Grassi, Diretor da divisão de Monômeros da BASF na América do Sul. “Com a sustentabilidade na mente de mais e mais organizações na América do Sul, vemos o mercado de biodiesel crescendo rapidamente. Queremos ajudar nossos clientes a expandir seus negócios e, ao mesmo tempo, reduzir seu impacto ambiental. Com esse aumento, garantimos o fornecimento contínuo de metilato de sódio”.
Durante o evento para clientes, os participantes tiveram a oportunidade de visitar o local e conhecer o Complexo Químico de Guaratinguetá, inaugurado em 1959. Além da fábrica de metilato de sódio, o local abriga outras 12 plantas de produção, que abrangem mais de 1.500 soluções e produtos, como proteção de cultivos, matérias-primas para adesivos, resinas, tintas, detergentes, cosméticos, soluções para o mercado automotivo, entre outros.
O Brasil é um dos líderes mundiais no uso e na produção de biocombustíveis, como o biodiesel. Seu desenvolvimento foi alavancado pelas legislações estabelecidas para misturar uma porcentagem de biodiesel ao diesel de petróleo, não só promovendo a produtividade e mais sustentabilidade no transporte pesado, mas também ajudando diferentes regiões a criar mais oportunidades econômicas para cidadãos e empresas locais.
O metilato de sódio é um catalisador eficiente e confiável que oferece uma solução mais sustentável para a produção e o uso de biodiesel, atendendo aos requisitos dos fabricantes de motores para combustíveis de alta qualidade e emissões mais baixas. O metilato de sódio permite rendimentos mais altos e baixo custo de preparação do biodiesel.