Na coletiva de lançamento da Feira Internacional de Movimentação de Materiais e Logística na América do Sul (CeMAT South America), nesta terça-feira (27), o clima era de comemoração. A Hannover Fairs Sulamérica, organizadora do evento no Brasil, já vendeu 70% do espaço disponível para a primeira edição da feira que acontecerá em abril de 2011, no Espaço Imigrantes, em São Paulo.
“De todas as feiras da CeMAT realizadas atualmente fora da Alemanha, essa já é a maior de todas”, comemora Constantino Bäumle, diretor da Hannover Fairs Sulamérica.
Frank Bender, presidente da Câmara Setorial de Movimentação e Armazenagem (CSMAM), explica que, embora ainda seja muito carente na área de logística, o Brasil acumulou 410% de crescimento somente no primeiro semestre de 2010, ante ao mesmo período do ano passado, posicionando-se como o mercado que mais cresce no segmento em todo o mundo.
Bäumle esclarece que o objetivo da exposição, que será promovida em cooperação com a CSMAM e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), é desenvolver e incentivar a indústria nacional desse setor.
German Pavilion
A edição sulamericana da feira acontecerá no Brasil a cada dois anos e será a primeira a contar com um espaço reservado a empresas alemãs, o German Pavilion, que será subsidiado pelo governo alemão.
A relação das empresas alemãs patrocinadas será divulgada na próxima semana, quando o diretor da CeMAT Alemanha estará em São Paulo.