Em um relatório publicado recentemente, a BASF compartilhou os primeiros resultados de seus testes de campo de carbono globais de vários anos. Os resultados demonstram que uma redução de até 30% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) na agricultura é possível em comparação com as abordagens agrícolas padrão uma meta com a qual a empresa se comprometeu em 2020 para ajudar os agricultores a reduzir suas emissões de GEE por tonelada de safra produzida. A redução de emissões requer abordagens inteligentes para o clima e varia de acordo com a cultura e a região específicas.
Os testes foram realizados em várias geografias e culturas-chave (trigo, milho, canola/colza, arroz e soja), com os resultados de 2021 a 2023 revelando que não existe uma solução única para mitigar a contribuição da agricultura para as mudanças climáticas. Em vez disso, reduzir as emissões de GEE requer uma combinação personalizada de intervenções, produtos e tecnologias. O relatório destaca o sucesso das abordagens para reduzir as emissões de GEE, como o uso otimizado de fertilizantes com sistemas digitais de apoio à decisão e estabilizadores de nitrogênio, e o uso de sementes de alto desempenho, considerando também o rendimento das culturas.
“A mudança climática já está acontecendo. Os métodos agrícolas precisam ser adaptados para reduzir significativamente as emissões sem comprometer o rendimento. Este é um desafio, mas temos as soluções certas para apoiar os agricultores e estou convencido de que, se você ama a agricultura, deve estar comprometido com a sustentabilidade como nós”, comentou Marko Grozdanovic, vice-presidente sênior de marketing global da BASF Agricultural Solutions. “Os insights que obtemos de nossos testes de campo apoiam nosso Programa Global de Agricultura de Carbono, onde nossas recomendações capacitam os agricultores a se tornarem pioneiros em mudanças positivas no clima e na natureza.”
Os testes também ressaltam os desafios que os agricultores enfrentam para reduzir as emissões, particularmente condições climáticas adversas ou práticas de redução de emissões que afetam negativamente o rendimento. É por isso que a BASF continuará a testar estratégias agrícolas em campo por meio de seus Testes Globais de Agricultura de Carbono, juntamente com parceiros, para encontrar soluções práticas e inteligentes para o clima, apoiadas pela ciência e dados para agricultores em todo o mundo.