A Volkswagen do Brasil levou ações ESG, com foco ambiental e social, para o Rock in Rio 2024. Todos os convidados da marca ganharão uma shoulder bag exclusiva feita por costureiras apoiadas pelo projeto “Costurando o Futuro”, da Fundação Grupo Volkswagen. Além do uso da matéria-prima de tecidos de bancos de carro, valorizando o upcycling, a produção dos itens gerou renda para mais de dez pequenos empreendedores.
O “Costurando o Futuro” capacita profissionais das comunidades em costura, design e empreendedorismo. As costureiras formadas transformam tecidos automotivos doados pelas marcas do Grupo Volkswagen e fornecedores em itens como mochilas, estojos, nécessaires, entre outros, contribuindo com a sustentabilidade do planeta, ao reutilizar materiais, e gerando renda para as participantes. Em seus 15 anos de história, o projeto já reaproveitou mais de 100 toneladas de resíduos têxteis.
Parte dos materiais utilizados nos estandes da Volkswagen no Rock in Rio 2024 foi reaproveitada de eventos anteriores e após o festival, toda a lona utilizada nos espaços da marca será doada ao projeto “Costurando o Futuro”.
Todos os materiais de serviço (copos, talheres, pratos) utilizados nos estandes são biodegradáveis e encaminhados para destinação ambientalmente adequada após o festival.
A Volkswagen do Brasil também está calculando sua pegada de carbono no Rock in Rio para subsidiar a organização do evento com essa informação para fins de compensação e definição de medidas de redução.
Além disso, a montadora recebeu o selo de patrocinador “Selecionado” para o Prêmio Atitude Sustentável do Rock in Rio. O selo revelou que a marca está entre os cinco finalistas da categoria patrocinador que concorrem ao prêmio.
O Prêmio Rock in Rio Atitude Sustentável tem como objetivo destacar as empresas alinhadas na missão Por um Mundo Melhor, que caminharam junto com essa importante iniciativa e contribuíram para o trabalho do festival em prol da sustentabilidade.