Publicidade

Economia Empresas
29 de janeiro de 2010

Cresce valor de mercado de companhias brasileiras em 2009

Por banews

Nenhuma imagem disponível na galeria.

Quatro companhias brasileiras estão listadas entre as 100 maiores do mundo, colocando o País na sexta colocação no ranking global, atrás dos EUA, China, Reino Unido, França e Japão. Em 2008, era apenas duas. O valor de mercado dessas empresas chegou a US$ 492,3 bilhões, 215% a mais do que no ano anterior. Os dados são da consultoria Ernst & Young, que analisou o valor de mercado das 300 maiores organizações de capital aberto em 2009.


A Petrobras ocupa a nona colocação, fechando o ano como representante brasileira entre as top 10. Vale (33º), a holding Itaú Unibanco (59º) e o banco Bradesco (97º) estão entre as 100 primeiras.


No grupo das 300 maiores organizações do planeta, o número de companhias brasileiras saltou de cinco, em dezembro de 2008, para nove em dezembro do ano passado. Ambev (111º), Banco Santander (123º), Banco do Brasil (151º), OGX (225º) e Itaúsa – Investimentos Itaú SA (230º) completam a relação.


 


“A recuperação mais acelerada da economia brasileira em relação à recessão mundial acarretou na valorização natural das empresas no decorrer do ano passado”, explica Paulo Sérgio Dortas, sócio responsável pela área de IPOs da Ernst & Young.


Global


Puxadas por China e Brasil, a proporção de empresas dos BRICs vem crescendo neste ranking. Em 2009, 18 figuraram entre as 100 maiores, contra 11 no ano anterior.


O número de companhias norte-americanas e européias, entretanto, caiu no mesmo período. A Europa conta com 43 entre as 100, ante as 38 registradas em 2008. Já a participação de firmas norte-americanas passou de 43 para 38.

sxc
sxc

Compartilhe:

Artigos relacionados