A 40ª edição do Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA), realizada entre os dias 22 e 24 de setembro em Wolfsburg, na Alemanha, teve como tônica a necessidade de avanço no Acordo de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia e de um Acordo para Evitar a Bitributação entre os dois países.
Promovido de forma conjunta pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pela Federação das Indústrias Alemãs (BDI), o EEBA é o evento mais significativo na agenda bilateral entre os dois países. Durante 3 dias, empresários brasileiros e alemães, associações setoriais, investidores, autoridades e gestores governamentais participaram de discussões a fim de fortalecer as relações bilaterais.
Entre os temas abordados, dois se mostraram onipresentes nas discussões: perspectivas para o fechamento do Acordo de Livre Comércio entre a União Europeia e o Mercosul e a urgência de um acordo de bitributação entre o Brasil e a Alemanha.
Neste contexto, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo (AHK São Paulo) contribuiu com a apresentação do resultado de um estudo encomendado à Tendências Consultoria sobre os impactos da falta de um Acordo para Evitar a Bitributação entre Brasil e Alemanha.
A reunião de apresentação dos resultados contou com representantes de empresas associadas à instituição, bem como autoridades do Governo e instituições parceiras. Estavam representados no encontro Bayer, Bosch, SAP, thyssenkrupp, Volkswagen e Volkswagen Caminhões e Ônibus, Embaixada do Brasil em Berlim, Consulado da Alemanha em São Paulo, Ministério Alemão de Assuntos Econômicos e Proteção Climática (BMWK) e Lateinamerika Initiative der Deutschen Wirtschaft (LAI).
Ainda no primeiro dia de evento a AHK São Paulo fez o lançamento da nova edição da Revista BrasilAlemanha, tradicional publicação da instituição.
Reforçando a colaboração da indústria alemã no Brasil, assim como seu papel essencial para o desenvolvimento econômico brasileiro, a edição convidou 19 CEOs para dialogar sobre alguns dos principais setores da economia, compartilhando suas perspectivas, desafios e oportunidades de cooperação entre Brasil e Alemanha.
Clique aqui para ler mais sobre o lançamento da nova edição.
A revista já está disponível para download.
O evento marcou também o anúncio do Brasil como o país parceiro da HANNOVER MESSE 2026.
Jorge Viana, presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), e Dr. Jochen Köckler, presidente do Conselho de Administração da Deutsche Messe AG, participaram da assinatura solene de um Memorando de Entendimento, celebrando o anúncio do Brasil como país homenageado pela edição da feira de 2026.
Maior feira global de tecnologias industriais, a HANNOVER MESSE fomenta debates técnicos sobre as principais tendências de inovação para o setor e atrai líderes globais, empresas de ponta e representantes governamentais.
Ser o país homenageado na edição de 2026 posiciona o Brasil estrategicamente no cenário global, destacando sua capacidade industrial, tecnológica e de inovação.
Como representante oficial da feira no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo apoia a participação de empresas como expositoras ou visitantes. Para obter mais informações, entre em contato pelo mebds@ahkbrasil.com