A Continental foi reconhecida pela revista norte-americana Time e pela plataforma global de dados e inteligência de negócios Statista como uma das 500 empresas mais sustentáveis do mundo para 2024. Esta avaliação foi baseada em uma metodologia especial desenvolvida pela Time e Statista, que avaliou um total de 5.000 empresas com base em suas estratégias e relatórios de sustentabilidade, além de mais de 20 indicadores-chave, incluindo intensidade de emissões, consumo de energia e participação de energias renováveis. A Continental alcançou uma classificação de 61,39 em 100 pontos possíveis, posicionando-se em 265º lugar no ranking. Na categoria da indústria automotiva, a empresa está entre as 10 maiores. No total, três fabricantes de pneus estão entre as 500 empresas mais sustentáveis do mundo, com a Continental em segundo lugar.
Em Lousado, a Continental demonstrou que mesmo fábricas de pneus muito grandes podem alcançar uma produção neutra em carbono. “Estamos orgulhosos de que nossos extensos esforços de sustentabilidade tenham sido reconhecidos em rankings independentes”, comentou Jorge Almeida, chefe de sustentabilidade da Continental Tires. Ele acrescentou: “Estamos comprometidos em implementar soluções sustentáveis em toda a nossa cadeia de valor, mantendo os mais altos padrões de qualidade e desempenho”.
A Continental Tires é caracterizada por tecnologias inovadoras e soluções sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor: desde a aquisição de materiais sustentáveis, passando pelo design e produção, até a fase de uso e reciclagem de pneus em fim de vida. O setor de pneus do grupo está demonstrando excelente desempenho em todas as áreas avaliadas pela Time e Statista. Todas as fábricas de pneus da Continental estão trabalhando em soluções individuais e em toda a empresa para alcançar uma produção neutra para o clima até 2040, no máximo. Este ano, a Continental deu um passo importante em direção a esse objetivo em sua fábrica de pneus em Lousado, Portugal. Lá, a empresa pode produzir pneus de forma neutra em carbono, graças ao vapor gerado por uma caldeira movida a eletricidade. A Continental gera o vapor usando energia solar produzida internamente e energia renovável da rede.
Graças a 160 projetos de economia de energia, a Continental Tires reduziu seu consumo anual de energia em cerca de 150 gigawatts-hora em 2023. Isso equivale à necessidade anual de energia de cerca de 12.500 residências unifamiliares e foi alcançado por meio do aumento do uso de energias renováveis e isolamento térmico. Além disso, as emissões de CO2 foram reduzidas em 31.000 toneladas somente em 2023.
A Continental está trabalhando arduamente para atingir sua meta de usar mais de 40% de materiais renováveis e reciclados em seus pneus até 2030 e se tornar totalmente neutra em carbono até 2050. Até 2050, no máximo, os pneus Continental devem ser feitos inteiramente de materiais sustentáveis.