Colégio Visconde de Porto Seguro acumula mais de 1.600 aprovações no exame educacional alemão Abitur

Foto: freepik

O Abitur, diploma alemão para ingresso em universidades, tem se destacado cada vez mais como um dos certificados mais prestigiados do mundo para admissão em instituições de prestígio. Em meio à pressão competitiva dos exames de admissão tradicionais, esse certificado oferece aos estudantes brasileiros a oportunidade de estudar não apenas na Alemanha como também em toda a União Europeia, nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e, cada vez mais, em diferentes universidades brasileiras.

No Brasil, o Abitur é oferecido em escolas de excelência no exterior certificadas pelo governo alemão, como o Colégio Visconde de Porto Seguro, em São Paulo e Valinhos, que conta com a experiência de já ter formado 63 turmas de Abitur e de ter propiciado a seus alunos mais de 1.600 aprovações.

O sistema educacional alemão é reconhecido por sua alta qualidade e eficiência, e um de seus principais pilares é o Abitur. Esse exame marca o fim da educação escolar básica e é o principal requisito de entrada para os estudos universitários. Além de ser um requisito obrigatório para a admissão em universidades alemãs, ele é reconhecido em universidades de outros países da União Europeia, na Suíça, nos Estados Unidos, no Canadá e Reino Unido. O Brasil, que começou a aceitar o exame em 2015, atualmente conta com 21 universidades particulares que reconhecem o Abitur como requisito de ingresso, incluindo FGV, ESPM, FIA, Ibmec, Centro Universitário Belas Artes, Faculdade de Medicina do Hospital Israelita Albert Einstein e PUC-Rio. Atualizações e ratificações ocorrem a cada novo edital das respectivas universidades.

Frequentemente comparado ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Abitur foi criado em 1788 e tem várias características especiais. “Uma das principais diferenças é que o Abitur, uma vez conquistado pelo aluno, tem validade vitalícia, ou seja, a nota obtida é válida indefinidamente. Isso significa que a nota não expira, o que é uma grande vantagem para os formandos”, explicou Odair Artmann, diretor brasileiro institucional do Currículo Internacional do Colégio Visconde de Porto Seguro. Fundado há 146 anos pela comunidade alemã de São Paulo, o Porto é um dos 135 colégios de excelência no exterior autorizados pelo governo alemão a aplicar o exame.

O Abitur consiste em cinco exames: três escritos e dois orais, no último ano de formação escolar. Os alunos podem escolher disciplinas das áreas de humanas, ciências exatas, ciências naturais e idiomas, o que lhes dá flexibilidade para adaptar sua formação a suas metas acadêmicas e profissionais. A nota final é calculada com base no desempenho em dez componentes curriculares da fase de qualificação contando com os últimos quatro semestres e somados aos cinco exames do Abitur descritos acima. Os alunos que obtiverem uma nota entre 1,0 e 4,0 são aprovados, sendo 1,0 a nota máxima e 4,0 a nota mínima, de acordo com o sistema de pontuação utilizado na Alemanha. “Os alunos do Porto Seguro vêm conquistando excelentes resultados com um desempenho cada vez melhor. Sua nota média é frequentemente superior à obtida na própria Alemanha”, enfatizou Odair.

A preparação  para o Abitur é feita principalmente por professores formados pelo governo alemão seguindo as diretrizes curriculares do país europeu. A cada três anos, as escolas credenciadas no exterior são auditadas pelas autoridades educacionais alemãs. Atualmente o Colégio Visconde de Porto Seguro conta com cerca de 50 professores alemães lecionando nesse sistema no Campus Morumbi, em São Paulo, e no Campus Valinhos, na região de Campinas.